Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Atuação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em classes multisseriadas, na Escola Municipal Agnelo de Souza Andrade – Amargosa/BA
metadata.dc.creator: Santos, Josecleide Arcanjo dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
Citación : SANTOS, Josecleide Arcanjo dos. Atuação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em classes multisseriadas, na Escola municipal Agnelo de Souza Andrade – Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre A Atuação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Classes Multisseriadas, na Escola Municipal Agnelo de Souza Andrade, na Cidade de Amargosa- Ba. A pesquisa buscou responder a seguinte indagação: Até que ponto o PACTO, na Escola Municipal Agnelo de Souza Andrade, tem contribuído para a alfabetização dos alunos/as das classes multisseriadas, considerando o percurso formativo oferecido aos professores/as? Assim, a partir da problemática em questão, a pesquisa teve como objetivo analisar a atuação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na organização dos processos de alfabetização em classes multisseriadas. Para o desenvolvimento da investigação adotou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, direcionada em estudo de caso, com uso dos seguintes instrumentos para coleta de dados: observação direta, entrevista semi estruturada com professores alfabetizadores, análise documental e pesquisa bibliográfica e pesquisa dos dados secundários. Os instrumentos de coletas de dados foram necessários para o auxílio e compreensão dos principais aspectos referente à pesquisa. Em relação ao suporte teórico, utilizou-se dos estudos de autores que discutem alfabetização, classe multisseriada e educação do campo. Nessa perspectiva as principais categorias conceituais, foram tratadas a partir dos estudos de Emília Ferreiro (2011), Magda Soares (2014) Salomão Hage (2010), Claudia Parente(2014) Terciana Moura e Fábio Josué Santos(2010) Roseli Caltart (2012), Mônica Molina(2012), Miguel Arroyo (2007). Em notas conclusivas a pesquisa aponta que o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, possui uma metodologia voltada para a alfabetização de crianças, porém com necessidade de um olhar crítico do alfabetizador para que a proposta não seja uma receita pronta que tornam as aulas mecânicas. Espera-se que esse estudo proporcione reflexões críticas sobre as diversas dimensões da formação do alfabetizador das classes multisseriadas, bem como os limites e potencialidades problematizados nesse estudo à luz da realidade que toca as escolas do campo e a atuação do PACTO.
Palabras clave : Pedagogia
Educação do campo
Classes multisseriadas
Alfabetização
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 25-sep-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-07-25T14:50:23Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3275
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