Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Josecleide Arcanjo dos-
dc.date.accessioned2024-07-25T14:50:23Z-
dc.date.available2024-07-25T14:50:23Z-
dc.date.issued2017-09-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Josecleide Arcanjo dos. Atuação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em classes multisseriadas, na Escola municipal Agnelo de Souza Andrade – Amargosa/BA, Amargosa-BA. 2017. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3275-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleAtuação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa em classes multisseriadas, na Escola Municipal Agnelo de Souza Andrade – Amargosa/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta os resultados da pesquisa sobre A Atuação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Classes Multisseriadas, na Escola Municipal Agnelo de Souza Andrade, na Cidade de Amargosa- Ba. A pesquisa buscou responder a seguinte indagação: Até que ponto o PACTO, na Escola Municipal Agnelo de Souza Andrade, tem contribuído para a alfabetização dos alunos/as das classes multisseriadas, considerando o percurso formativo oferecido aos professores/as? Assim, a partir da problemática em questão, a pesquisa teve como objetivo analisar a atuação do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na organização dos processos de alfabetização em classes multisseriadas. Para o desenvolvimento da investigação adotou-se a abordagem da pesquisa qualitativa, direcionada em estudo de caso, com uso dos seguintes instrumentos para coleta de dados: observação direta, entrevista semi estruturada com professores alfabetizadores, análise documental e pesquisa bibliográfica e pesquisa dos dados secundários. Os instrumentos de coletas de dados foram necessários para o auxílio e compreensão dos principais aspectos referente à pesquisa. Em relação ao suporte teórico, utilizou-se dos estudos de autores que discutem alfabetização, classe multisseriada e educação do campo. Nessa perspectiva as principais categorias conceituais, foram tratadas a partir dos estudos de Emília Ferreiro (2011), Magda Soares (2014) Salomão Hage (2010), Claudia Parente(2014) Terciana Moura e Fábio Josué Santos(2010) Roseli Caltart (2012), Mônica Molina(2012), Miguel Arroyo (2007). Em notas conclusivas a pesquisa aponta que o programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, possui uma metodologia voltada para a alfabetização de crianças, porém com necessidade de um olhar crítico do alfabetizador para que a proposta não seja uma receita pronta que tornam as aulas mecânicas. Espera-se que esse estudo proporcione reflexões críticas sobre as diversas dimensões da formação do alfabetizador das classes multisseriadas, bem como os limites e potencialidades problematizados nesse estudo à luz da realidade que toca as escolas do campo e a atuação do PACTO.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Gisélia Macedo Cardoso-
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atuacao_Pacto_Nacional_TCC_2017.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.