Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3274
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Alfabetização em classe multisseriada: construindo possibilidades e enfrentando desafios |
metadata.dc.creator: | Sousa, Arlete Mota |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moura, Terciana Vidal |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Référence bibliographique: | SOUSA, Arlete Mota. Alfabetização em classe multisseriada: construindo possibilidades e enfrentando desafios, Amargosa-BA. 2018. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | A temática apresentada nesta monografia é intitulada como: Alfabetização em Classe Multisseriada: Construindo Possibilidades e Enfrentando Desafios. A escrita é o resultado da pesquisa de campo realizada para a conclusão do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, tendo como local de pesquisa uma turma de classe multisseriada, da Escola Rosalina Pires Rebouças, situada na zona rural do município de Mutuípe-Ba. Esse trabalho busca compreender como é realizado o processo de alfabetização na sala com ênfase nos desafios enfrentados pela alfabetizadora em classe multisseriada. A pesquisa é ancorada numa abordagem metodológica qualitativa, fundamentada em Ludke e André (1986), Sandín (2010) e Minayo (2001, 2002, 2009), tendo como sujeito uma alfabetizadora atuante desta classe. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, cujo suporte foi entrevista gravada. A condução teórica dessa pesquisa é fundamentada nos estudos realizados por Freire (1996), Ferreiro (1985, 1996, 2001), Colello (1995), Cagliari (1998, 2008), Rocha (2009), Soares (2004, 2008, 2011), Garcia (2008), Weisz (1999), Libâneo (1994), entre outros, que abordam questões relacionadas ao processo de alfabetização. Desse modo, a análise da prática alfabetizadora considera as aprendizagens construídas em uma sala de aula composta por alunos de diferentes níveis de ensino. Os resultados da pesquisa destacam a importância da alfabetização nas classes multisseriadas, na aquisição da lecto escrita dos alfabetizandos. A pesquisa constata ainda que esse processo alfabetizador é atravessado de desafios e possibilidades e sinaliza elementos de contínua reflexão sobre a temática desse estudo na escola do campo. |
Mots-clés: | Pedagogia Educação do campo Classe multisseriada Alfabetização |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 24-aoû-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-25T14:39:14Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3274 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Alfabetizacao_Classe_Multisseriada_TCC_2018.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.