Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3259
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Cinema e educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula |
metadata.dc.creator: | Santos, Adrielle dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Gomes, Alessandra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Érica Bastos da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Zunino, Pablo Enrique Abraham |
Citación : | SANTOS, Adrielle dos Santos. Cinema e educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula, Amargosa-BA. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia tem como objetivo apresentar a análise dos resultados do trabalho de conclusão de curso intitulado “Cinema e Educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula”, tendo como eixo central de discussão a utilização dos filmes de forma pedagógica em meios educacionais diversos. A partir do levantamento bibliográfico de autores tais como: Bento e Neves (2008), Duarte (2002), Gomes (2015), Santos (2010), Silva (2012), Fresquet (2013) entre outros, que embasaram as discussões teóricas referentes às relações históricas sobre o Cinema e a sua inserção na escola, enfatizando a potencialidade educativa dos filmes, na ampliação do repertório cultural, na promoção de discussões, no desenvolvimento ou aquisição de novas aprendizagens a um grupo de crianças do município de Mutuípe-Ba. Destacamos também a importância do professor neste processo de escolha dos filmes e direcionamento mediado nas discussões que sucedem a exibição fílmica, sendo necessário um planejamento antecedente à pratica para que as intencionalidades esperadas sejam alcançadas. Esta pesquisa baseia-se no pressuposto do paradigma emergente fundamentada em Santos (2010) possuindo abordagem de natureza qualitativa. Sendo uma pesquisa de Campo, com inspirações na modalidade de pesquisa- ação, tendo como ferramenta metodológica a intervenção por meio de oficinas, possuindo como instrumentos de recolha de dados a observação participante auxiliada do diário de campo e registros fotográficos dos momentos vividos. A partir dos resultados percebeu-se a potencialidade da junção Cinema e Educação como sendo uma possibilidade de aprendizagem leve, dinâmica e atrativa para o compartilhamento de saberes, valores e visões de mundo. |
Palabras clave : | Educação Educação de crianças Cinema |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 30-sep-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-24T14:07:50Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3259 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cinema_Educação_TCC_2021.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.