Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Adrielle dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-24T14:07:50Z-
dc.date.available2024-07-24T14:07:50Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Adrielle dos Santos. Cinema e educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula, Amargosa-BA. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3259-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.titleCinema e educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo apresentar a análise dos resultados do trabalho de conclusão de curso intitulado “Cinema e Educação: uma possibilidade pedagógica em sala de aula”, tendo como eixo central de discussão a utilização dos filmes de forma pedagógica em meios educacionais diversos. A partir do levantamento bibliográfico de autores tais como: Bento e Neves (2008), Duarte (2002), Gomes (2015), Santos (2010), Silva (2012), Fresquet (2013) entre outros, que embasaram as discussões teóricas referentes às relações históricas sobre o Cinema e a sua inserção na escola, enfatizando a potencialidade educativa dos filmes, na ampliação do repertório cultural, na promoção de discussões, no desenvolvimento ou aquisição de novas aprendizagens a um grupo de crianças do município de Mutuípe-Ba. Destacamos também a importância do professor neste processo de escolha dos filmes e direcionamento mediado nas discussões que sucedem a exibição fílmica, sendo necessário um planejamento antecedente à pratica para que as intencionalidades esperadas sejam alcançadas. Esta pesquisa baseia-se no pressuposto do paradigma emergente fundamentada em Santos (2010) possuindo abordagem de natureza qualitativa. Sendo uma pesquisa de Campo, com inspirações na modalidade de pesquisa- ação, tendo como ferramenta metodológica a intervenção por meio de oficinas, possuindo como instrumentos de recolha de dados a observação participante auxiliada do diário de campo e registros fotográficos dos momentos vividos. A partir dos resultados percebeu-se a potencialidade da junção Cinema e Educação como sendo uma possibilidade de aprendizagem leve, dinâmica e atrativa para o compartilhamento de saberes, valores e visões de mundo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Alessandra-
dc.contributor.referee1Silva, Érica Bastos da-
dc.contributor.referee2Zunino, Pablo Enrique Abraham-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cinema_Educação_TCC_2021.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.