Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3256
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Letramento e alfabetização: concepções e práticas pedagógicas mobilizadas pelas professoras alfabetizadoras |
metadata.dc.creator: | Santos, Luciana Borges |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira |
Référence bibliographique: | SANTOS, Luciana Borges. Letramento e alfabetização: concepções e práticas pedagógicas mobilizadas pelas professoras alfabetizadoras, Amargosa-BA. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | A presente monografia se constitui como resultado de uma pesquisa que estabeleceu como objetivo central de investigação compreender as diferenças, semelhanças entre alfabetização e letramento, apresentadas por professoras alfabetizadoras e as práticas mobilizadas por elas no processo de aquisição da leitura e escrita. As teorias priorizadas neste trabalho estão pautadas nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1999), Frade (2005), Magda Soares (2006), Luiz Carlos Cagliari (1999) e Maria do Rosário Morttati (2006), dentre outros que contribuíram para melhor compreender a temática em pauta. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, pautada na pesquisa de campo, tendo como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada, pois levando em conta que esta pesquisa está alicerçada nas discussões sobre Letramento e Alfabetização com foco nas concepções e práticas pedagógicas mobilizadas pelas professoras alfabetizadoras, não poderíamos desenvolvê-la sem ouvir estas professoras e saber de suas vivências e experiências no campo da alfabetização. Diante de todo processo investigativo realizado, os resultados apontam para a necessidade de um embasamento teórico maior por parte das professoras alfabetizadoras, para renovação das práticas, ampliação de repertório e ao mesmo tempo, um apoio por parte da gestão educacional para englobar ações educativas que promovam auxílio nesse processo amplo, que envolve não somente aspectos concretos, mas também aspectos intrínsecos da aprendizagem educativa. |
Mots-clés: | Educação Alfabetização Letramento Leitura Professores alfabetizadores |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 30-sep-2021 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-07-23T14:41:51Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3256 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Letramento_Alfabetização_TCC_2021.pdf | 903,69 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.