Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Luciana Borges-
dc.date.accessioned2024-07-23T14:41:51Z-
dc.date.available2024-07-23T14:41:51Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Luciana Borges. Letramento e alfabetização: concepções e práticas pedagógicas mobilizadas pelas professoras alfabetizadoras, Amargosa-BA. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3256-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadorespt_BR
dc.titleLetramento e alfabetização: concepções e práticas pedagógicas mobilizadas pelas professoras alfabetizadoraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia se constitui como resultado de uma pesquisa que estabeleceu como objetivo central de investigação compreender as diferenças, semelhanças entre alfabetização e letramento, apresentadas por professoras alfabetizadoras e as práticas mobilizadas por elas no processo de aquisição da leitura e escrita. As teorias priorizadas neste trabalho estão pautadas nos estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1999), Frade (2005), Magda Soares (2006), Luiz Carlos Cagliari (1999) e Maria do Rosário Morttati (2006), dentre outros que contribuíram para melhor compreender a temática em pauta. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, pautada na pesquisa de campo, tendo como instrumento de produção de dados a entrevista semiestruturada, pois levando em conta que esta pesquisa está alicerçada nas discussões sobre Letramento e Alfabetização com foco nas concepções e práticas pedagógicas mobilizadas pelas professoras alfabetizadoras, não poderíamos desenvolvê-la sem ouvir estas professoras e saber de suas vivências e experiências no campo da alfabetização. Diante de todo processo investigativo realizado, os resultados apontam para a necessidade de um embasamento teórico maior por parte das professoras alfabetizadoras, para renovação das práticas, ampliação de repertório e ao mesmo tempo, um apoio por parte da gestão educacional para englobar ações educativas que promovam auxílio nesse processo amplo, que envolve não somente aspectos concretos, mas também aspectos intrínsecos da aprendizagem educativa.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee1Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso-
dc.contributor.referee2Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento_Alfabetização_TCC_2021.pdf903,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.