Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3183
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Título : Artesanias de cuidado e acompanhamento na escola: experiências em processo de um estágio em psicologia na rede pública de educação do interior da Bahia
metadata.dc.creator: Santana, Larissa Oliveira Cálita de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Rafael Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adriana Lourenço
metadata.dc.contributor.referee2: Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade
Citación : SANTANA, Larissa Oliveira Cálita de. Artesanias de cuidado e acompanhamento na escola: experiências em processo de um estágio em psicologia na rede pública de educação do interior da Bahia. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A maior parte das reflexões deste trabalho foram construídas ao longo do processo de estágio não obrigatório, realizado nos anos de 2022 e 2023, que teve a prefeitura municipal de uma cidade do interior da Bahia como instituição concedente por meio de contrato de estágio, desenvolvendo trabalhos junto à secretaria de educação do município. Porém, as outras experiências, de estágio ou não, foram fundamentais para que fosse possível apresentarmos e discutirmos o relato desta experiência. Portanto, apesar de não ser o tema central deste texto, a inclusão e a permanência escolar – que prossegue sendo um desafio para as pessoas que estudam –, formam as bases para desenvolver e resgatar as costuras entre psicologia e educação que favoreçam a diferenciação do ensino. Para isso, apresentaremos algumas perspectivas que valorizam a construção do conhecimento a partir da interação entre os sujeitos e o contexto intencional de cuidado e acompanhamento, ocorrido durante a experiência de um estágio em Psicologia.
Palabras clave : Psicologia
Rede pública de educação
Estágio em Psicologia
Psicologia e educação
Resumen : Most of the reflections in this work were constructed throughout the non-mandatory internship process, carried out in the years 2022 and 2023, which had the city hall of a city in the interior of Bahia as the granting institution through an internship contract, developing work with the municipal education department. However, the other experiences, whether internship or not, were fundamental for us to be able to present and discuss the report of this experience. Therefore, despite not being the central theme of this text, inclusion and school retention – which continues to be a challenge for people who study – form the basis for developing and rescuing the seams between psychology and education that favor the differentiation of teaching. . To this end, we will present some perspectives that value the construction of knowledge based on the interaction between subjects and the intentional context of care and monitoring, which occurred during the experience of an internship in Psychology.
metadata.dc.subject.en: Psychology
Public education network
Internship in psychology
Psychology and education
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Fecha de publicación : 25-oct-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
metadata.dc.date.available: 2025-10-25
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3183
Aparece en las colecciones: CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artesanias_Cuidado_Acompanhamento_TCC_2023.pdf
  Until 2025-10-24
374,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.