Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3183
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Bacharelado |
Título: | Artesanias de cuidado e acompanhamento na escola: experiências em processo de um estágio em psicologia na rede pública de educação do interior da Bahia |
Autor(es): | Santana, Larissa Oliveira Cálita de |
Orientador(a): | Rodrigues, Rafael Coelho |
Membro(a) da banca: | Lopes, Adriana Lourenço |
Membro(a) da banca: | Kuratani, Sayuri Miranda de Andrade |
Referência: | SANTANA, Larissa Oliveira Cálita de. Artesanias de cuidado e acompanhamento na escola: experiências em processo de um estágio em psicologia na rede pública de educação do interior da Bahia. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023. |
Resumo: | A maior parte das reflexões deste trabalho foram construídas ao longo do processo de estágio não obrigatório, realizado nos anos de 2022 e 2023, que teve a prefeitura municipal de uma cidade do interior da Bahia como instituição concedente por meio de contrato de estágio, desenvolvendo trabalhos junto à secretaria de educação do município. Porém, as outras experiências, de estágio ou não, foram fundamentais para que fosse possível apresentarmos e discutirmos o relato desta experiência. Portanto, apesar de não ser o tema central deste texto, a inclusão e a permanência escolar – que prossegue sendo um desafio para as pessoas que estudam –, formam as bases para desenvolver e resgatar as costuras entre psicologia e educação que favoreçam a diferenciação do ensino. Para isso, apresentaremos algumas perspectivas que valorizam a construção do conhecimento a partir da interação entre os sujeitos e o contexto intencional de cuidado e acompanhamento, ocorrido durante a experiência de um estágio em Psicologia. |
Palavras-chave: | Psicologia Rede pública de educação Estágio em Psicologia Psicologia e educação |
Resumo em inglês: | Most of the reflections in this work were constructed throughout the non-mandatory internship process, carried out in the years 2022 and 2023, which had the city hall of a city in the interior of Bahia as the granting institution through an internship contract, developing work with the municipal education department. However, the other experiences, whether internship or not, were fundamental for us to be able to present and discuss the report of this experience. Therefore, despite not being the central theme of this text, inclusion and school retention – which continues to be a challenge for people who study – form the basis for developing and rescuing the seams between psychology and education that favor the differentiation of teaching. . To this end, we will present some perspectives that value the construction of knowledge based on the interaction between subjects and the intentional context of care and monitoring, which occurred during the experience of an internship in Psychology. |
Palavras-chave em inglês: | Psychology Public education network Internship in psychology Psychology and education |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Data do documento: | 25-Out-2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
Acesso Disponível em: | 2025-10-25 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3183 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artesanias_Cuidado_Acompanhamento_TCC_2023.pdf Acesso Restrito até 2025-10-24 | 374,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.