Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2597
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Pedrinho: o menino que não desenhava
metadata.dc.creator: Souza, Roberta Brandão
metadata.dc.contributor.advisor1: Davi, Edmar Henrique Dairell
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Willian Tito Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Reale, Maria Júlia Uchôa
Citation: SOUZA, Roberta Brandão. Pedrinho: o menino que não desenhava. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O relatório aqui escrito tem como finalidade apresentar e discutir as experiências em Estágio Específico da ênfase em psicologia da saúde, componente curricular obrigatório do curso de psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O estágio se desenvolveu a partir da inserção na da psicologia clínica, sendo o ambiente protagonista das práticas deste relatório, o Serviço de Psicologia da UFRB no município de Santo Antônio de Jesus – Bahia. A experiência ocorreu no período de maio de 2017 a março de 2018. Nas linhas seguintes, o presente trabalho apresenta um apanhado sobre o referencial teórico-metodológico sustentador para o entendimento e discussão do caso aqui analisado. Trarei um pouco sobre a o fazer da Gestalt-Terapia com crianças, a importância da família no processo terapêutico, os conceitos de funcionamento saudável e não saudável, assim como conceitos sobre funções de contato e os ajustamentos evitativos e pensamento diagnóstico e a psicoterapia com crianças. Por fim, descreverei sobre dificuldade de aprendizagem e a maneia com a qual a Gestalt-terapia lida com este tema. Em seguida, descreverei o caso, a demanda e as condições de campo, além dos procedimentos utilizados e as sessões mais relevantes. Por fim, farei uma discussão sobre o caso, relacionando-o com a literatura atual e pertinente.
Keywords: Psicologia
Psicologia clínica
Serviço de Psicologia
Gestalt-Terapia
Psicologia infantil
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Santo Antônio de Jesus
Abstract: The purpose of the report written here is to present and discuss the experiences in the Specific Internship of the emphasis on health psychology, a mandatory curricular component of the psychology course at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). The internship was developed from the insertion in clinical psychology, being the protagonist environment of the practices of this report, the UFRB Psychology Service in the municipality of Santo Antônio de Jesus - Bahia. The experience took place from May 2017 to March 2018. In the following lines, the present work presents an overview of the supporting theoretical-methodological framework for the understanding and discussion of the case analyzed here. I will bring a little about doing Gestalt Therapy with children, the importance of the family in the therapeutic process, the concepts of healthy and unhealthy functioning, as well as concepts about contact functions and avoidant adjustments and diagnostic thinking and psychotherapy with children. Finally, I will describe about learning difficulties and the way in which Gestalt therapy deals with this theme. Then, I will describe the case, demand and field conditions, in addition to the procedures used and the most relevant sessions. Finally, I will discuss the case, relating it to current and relevant literature.
metadata.dc.subject.en: Psychology
Clinical psychology
Psychology Service
Gestalt-Therapy
Child psicology
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Santo Antônio de Jesus
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Issue Date: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-08-25T15:40:33Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2597
Appears in Collections:CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedrinho_Menino_Nao_TCC_2018.pdf575,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.