Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2597
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Roberta Brandão-
dc.date.accessioned2023-08-25T15:40:33Z-
dc.date.available2023-08-25T15:40:33Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSOUZA, Roberta Brandão. Pedrinho: o menino que não desenhava. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2597-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado na forma de relatório para obtenção do título em bacharel no curso de Psicologia.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of the report written here is to present and discuss the experiences in the Specific Internship of the emphasis on health psychology, a mandatory curricular component of the psychology course at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). The internship was developed from the insertion in clinical psychology, being the protagonist environment of the practices of this report, the UFRB Psychology Service in the municipality of Santo Antônio de Jesus - Bahia. The experience took place from May 2017 to March 2018. In the following lines, the present work presents an overview of the supporting theoretical-methodological framework for the understanding and discussion of the case analyzed here. I will bring a little about doing Gestalt Therapy with children, the importance of the family in the therapeutic process, the concepts of healthy and unhealthy functioning, as well as concepts about contact functions and avoidant adjustments and diagnostic thinking and psychotherapy with children. Finally, I will describe about learning difficulties and the way in which Gestalt therapy deals with this theme. Then, I will describe the case, demand and field conditions, in addition to the procedures used and the most relevant sessions. Finally, I will discuss the case, relating it to current and relevant literature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia clínicapt_BR
dc.subjectServiço de Psicologiapt_BR
dc.subjectGestalt-Terapiapt_BR
dc.subjectPsicologia infantilpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.subjectSanto Antônio de Jesuspt_BR
dc.titlePedrinho: o menino que não desenhavapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO relatório aqui escrito tem como finalidade apresentar e discutir as experiências em Estágio Específico da ênfase em psicologia da saúde, componente curricular obrigatório do curso de psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O estágio se desenvolveu a partir da inserção na da psicologia clínica, sendo o ambiente protagonista das práticas deste relatório, o Serviço de Psicologia da UFRB no município de Santo Antônio de Jesus – Bahia. A experiência ocorreu no período de maio de 2017 a março de 2018. Nas linhas seguintes, o presente trabalho apresenta um apanhado sobre o referencial teórico-metodológico sustentador para o entendimento e discussão do caso aqui analisado. Trarei um pouco sobre a o fazer da Gestalt-Terapia com crianças, a importância da família no processo terapêutico, os conceitos de funcionamento saudável e não saudável, assim como conceitos sobre funções de contato e os ajustamentos evitativos e pensamento diagnóstico e a psicoterapia com crianças. Por fim, descreverei sobre dificuldade de aprendizagem e a maneia com a qual a Gestalt-terapia lida com este tema. Em seguida, descreverei o caso, a demanda e as condições de campo, além dos procedimentos utilizados e as sessões mais relevantes. Por fim, farei uma discussão sobre o caso, relacionando-o com a literatura atual e pertinente.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Davi, Edmar Henrique Dairell-
dc.contributor.referee1Santos, Willian Tito Maia-
dc.contributor.referee2Reale, Maria Júlia Uchôa-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
dc.subject.enPsychologypt_BR
dc.subject.enClinical psychologypt_BR
dc.subject.enPsychology Servicept_BR
dc.subject.enGestalt-Therapypt_BR
dc.subject.enChild psicologypt_BR
dc.subject.enUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.subject.enSanto Antônio de Jesuspt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedrinho_Menino_Nao_TCC_2018.pdf575,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.