Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2438
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Exposição sensorial zoobotânica como estratégia de sensibilização à inclusão de deficientes visuais no sistema regular de ensino
metadata.dc.creator: Silveira, Deyse Maria de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Adorno, Elinsmar Vitória
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Girlene Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Pedro Nascimento
metadata.dc.description.resumo: A Constituição Federal assegura à todo e qualquer deficiente o direito à educação em redes regulares de ensino, desde o ensino infantil ao ensino superior, porém para que essa inclusão seja realizada de maneira efetiva, não basta inserir o aluno no ambiente acadêmico sem lhe oferecer condições reais de aprendizado, através da estruturação das instituições de ensino, da disposição de professores especializados e também é fundamental que haja uma preparação da comunidade escolar para receber, incluir e acolher verdadeiramente esse público. Baseado nisso, optou-se por realizar uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa, consistindo na execução e posterior verificação da contribuição da Exposição Sensorial Zoobotânica para sensibilização dos alunos videntes quanto à convivência com pessoas que apresentam deficiência visual, através da percepção das dificuldades enfrentadas por estes, incentivando a adoção de uma nova conduta frente à diversidade, legitimando o processo inclusivo, hipótese confirmada pela maioria dos participantes que certificaram o alcance do objetivo da pesquisa.
Mots-clés: Educação inclusiva
Deficiência visual
Sensibilização
Résumé: The federal constitution ensures to all or any deficient the right to education in regular education networks, since the kindergarten to higher education. Nevertheless, for such inclusion is performed effectively, it is not correct to insert the student in the academic environment without offering actual conditions of learning, through of structuring of educational institutions, dispositions of specialist teachers, furthermore, is important that there a preparation of school community to receive and attend this public. Then, this search aims to make a Sensory exposure Zoo-botanic to sensitize the normal students who live with visual impairment students, athwart of difficulties faced for these kind of people, encouraging the adoption of a new approach in diversity to legitimate the inclusion process, hypothesis confirmed by most participants who certified the scope of the purpose of the research.
metadata.dc.subject.en: Inclusive education
Visual impairment
Awareness
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 18-déc-2014
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-05-26T20:28:23Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2438
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Exposicao_Sensorial_Zoobotanica_TCC_2014.pdf1,2 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.