Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilveira, Deyse Maria de Souza-
dc.date.accessioned2023-05-26T20:28:23Z-
dc.date.available2023-05-26T20:28:23Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2438-
dc.description.abstractThe federal constitution ensures to all or any deficient the right to education in regular education networks, since the kindergarten to higher education. Nevertheless, for such inclusion is performed effectively, it is not correct to insert the student in the academic environment without offering actual conditions of learning, through of structuring of educational institutions, dispositions of specialist teachers, furthermore, is important that there a preparation of school community to receive and attend this public. Then, this search aims to make a Sensory exposure Zoo-botanic to sensitize the normal students who live with visual impairment students, athwart of difficulties faced for these kind of people, encouraging the adoption of a new approach in diversity to legitimate the inclusion process, hypothesis confirmed by most participants who certified the scope of the purpose of the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.titleExposição sensorial zoobotânica como estratégia de sensibilização à inclusão de deficientes visuais no sistema regular de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Constituição Federal assegura à todo e qualquer deficiente o direito à educação em redes regulares de ensino, desde o ensino infantil ao ensino superior, porém para que essa inclusão seja realizada de maneira efetiva, não basta inserir o aluno no ambiente acadêmico sem lhe oferecer condições reais de aprendizado, através da estruturação das instituições de ensino, da disposição de professores especializados e também é fundamental que haja uma preparação da comunidade escolar para receber, incluir e acolher verdadeiramente esse público. Baseado nisso, optou-se por realizar uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa, consistindo na execução e posterior verificação da contribuição da Exposição Sensorial Zoobotânica para sensibilização dos alunos videntes quanto à convivência com pessoas que apresentam deficiência visual, através da percepção das dificuldades enfrentadas por estes, incentivando a adoção de uma nova conduta frente à diversidade, legitimando o processo inclusivo, hipótese confirmada pela maioria dos participantes que certificaram o alcance do objetivo da pesquisa.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Adorno, Elinsmar Vitória-
dc.contributor.referee1Souza, Girlene Santos de-
dc.contributor.referee2Melo, Pedro Nascimento-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enInclusive educationpt_BR
dc.subject.enVisual impairmentpt_BR
dc.subject.enAwarenesspt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Exposicao_Sensorial_Zoobotanica_TCC_2014.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.