Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2200
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Percepção dos alunos do 6º ano do colégio municipal Edivaldo Machado Boaventura sobre resíduos sólidos escolares
metadata.dc.creator: Passos, Delza de Santana
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcante, Ana Karina da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Aguiar, Cristiane Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Girlene Santos de
metadata.dc.description.resumo: Vive-se numa sociedade consumista a, onde se utiliza muitos recursos naturais, a chamada “sociedade de consumo”. Nesta, o estilo de vida exige o consumo de vários produtos como: televisores, livros, alimentos em embalagens individuais que elevam a produção e acúmulo de resíduos sólidos. A disciplina de ciências é uma das principais ferramentas para estimular os processos de preservação do meio ambiente. Adotar a problemática da produção e destinação do lixo, tendo como base, a educação ambiental, cuja solução passa pela compreensão do individuo como parte atuante no meio em que vive, pode ser uma solução para minimizar os efeitos desse consumo exagerado e da produção de resíduos. O presente estudo tem como objetivo descrever o perfil dos alunos do 6o Ano do Ensino Fundamental no Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura, no Município de Cabaceiras do Paraguaçu-Ba. Esta pesquisa foi desenvolvida através de um, questionário, contendo questões objetivas e subjetivas sobre o conhecimento dos temas: resíduos sólidos, coleta seletiva, reciclagem e destino do lixo. Após a análises dos dados observou-se que á necessidade trabalhar a classificação dos resíduos sólidos e como eles são manejados pelo grupos avaliados. Os resultados demonstraram ainda que, independente da escola trabalhar projetos voltados para essa temática, os alunos ainda não têm um conceito formado sobre Resíduo Sólidos.
Keywords: Escola - Ensino fundamental
Lixo
Educação ambiental
Abstract: We live in a consumer society, which uses many natural resources, the "consumer society". In this, the lifestyle demands of various consumer products such as televisions, books, food in individual packages that increase the production and accumulation of solid waste. The science discipline is a key tool for stimulating the process of preserving the environment. And take the issue of production and disposal of waste, based, environmental education, whose solution involves understanding the individual as an active part of the environment they live in, can be a solution to minimize the effects of excessive consumption and production waste. This study aimed to describe the profile of the students of the 6th year of the Elementary School in Municipal School Edivaldo Machado Bonaventure, in Cabaceiras Paraguassu - Ba. This research was developed through one questionnaire containing questions about the objective and subjective knowledge of the issues: solid waste selective collection, recycling and disposal of garbage. After the analysis of the data showed that the need to work the classification of solid wastes and how the group manages them. The results showed that, regardless of schoolwork projects for this theme, students still do not have a concept formed on the topics covered.
metadata.dc.subject.en: School - Elementary education
Garbage
Environmental education
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 23-May-2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-04-13T19:55:25Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2200
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Percepcao_Alunos_ Ano_TCC_2013.pdf410,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.