Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2200
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPassos, Delza de Santana-
dc.date.accessioned2023-04-13T19:55:25Z-
dc.date.available2023-04-13T19:55:25Z-
dc.date.issued2013-05-23-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2200-
dc.description.abstractWe live in a consumer society, which uses many natural resources, the "consumer society". In this, the lifestyle demands of various consumer products such as televisions, books, food in individual packages that increase the production and accumulation of solid waste. The science discipline is a key tool for stimulating the process of preserving the environment. And take the issue of production and disposal of waste, based, environmental education, whose solution involves understanding the individual as an active part of the environment they live in, can be a solution to minimize the effects of excessive consumption and production waste. This study aimed to describe the profile of the students of the 6th year of the Elementary School in Municipal School Edivaldo Machado Bonaventure, in Cabaceiras Paraguassu - Ba. This research was developed through one questionnaire containing questions about the objective and subjective knowledge of the issues: solid waste selective collection, recycling and disposal of garbage. After the analysis of the data showed that the need to work the classification of solid wastes and how the group manages them. The results showed that, regardless of schoolwork projects for this theme, students still do not have a concept formed on the topics covered.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectLixopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titlePercepção dos alunos do 6º ano do colégio municipal Edivaldo Machado Boaventura sobre resíduos sólidos escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoVive-se numa sociedade consumista a, onde se utiliza muitos recursos naturais, a chamada “sociedade de consumo”. Nesta, o estilo de vida exige o consumo de vários produtos como: televisores, livros, alimentos em embalagens individuais que elevam a produção e acúmulo de resíduos sólidos. A disciplina de ciências é uma das principais ferramentas para estimular os processos de preservação do meio ambiente. Adotar a problemática da produção e destinação do lixo, tendo como base, a educação ambiental, cuja solução passa pela compreensão do individuo como parte atuante no meio em que vive, pode ser uma solução para minimizar os efeitos desse consumo exagerado e da produção de resíduos. O presente estudo tem como objetivo descrever o perfil dos alunos do 6o Ano do Ensino Fundamental no Colégio Municipal Edivaldo Machado Boaventura, no Município de Cabaceiras do Paraguaçu-Ba. Esta pesquisa foi desenvolvida através de um, questionário, contendo questões objetivas e subjetivas sobre o conhecimento dos temas: resíduos sólidos, coleta seletiva, reciclagem e destino do lixo. Após a análises dos dados observou-se que á necessidade trabalhar a classificação dos resíduos sólidos e como eles são manejados pelo grupos avaliados. Os resultados demonstraram ainda que, independente da escola trabalhar projetos voltados para essa temática, os alunos ainda não têm um conceito formado sobre Resíduo Sólidos.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ana Karina da Silva-
dc.contributor.referee1Aguiar, Cristiane Silva-
dc.contributor.referee2Souza, Girlene Santos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enSchool - Elementary educationpt_BR
dc.subject.enGarbagept_BR
dc.subject.enEnvironmental educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepcao_Alunos_ Ano_TCC_2013.pdf410,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.