Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4386
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Gestão escolar e a remoção de barreiras atitudinais para a inclusão de pessoas com deficiência |
metadata.dc.creator: | Jesus, Pâmela Deiró de |
Conseiller(ère): | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de |
Résumé: | O trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir a gestão escolar e a remoção de barreiras atitudinais para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, nesta pesquisa busca-se saber: Qual o papel da gestão escolar na inclusão de crianças com NEE e como ocorre o processo de combate às barreiras atitudinais no ambiente escolar? A pesquisa teve como objetivo compreender o papel da gestão escolar no combate às barreiras atitudinais ocorridas nas escolas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica com base em autores como Barbosa (2014), Bosa (2013), Freitas (2014), Lourenço (2010), Luck (2009), Mendes (2010), a qual utilizou leis, artigos e livros para a sua análise e interpretação. Os resultados evidenciam que para se ter uma escola inclusiva é necessária uma gestão escolar inclusiva, requerendo assim que os gestores, professores, alunos e familiares estejam comprometidos para que haja a transformação daquele ambiente escolar. Foram identificadas também a relevância de um currículo adaptativo, uma formação continuada para os professores, um ambiente acolhedor e consciente para esses alunos. Conclui-se que para a construção de uma escola efetivamente inclusiva removendo as barreiras atitudinais, é preciso mais do que um espaço adaptado, são necessárias mudanças culturais e organizacionais, valorizando a diversidade. Este trabalho contribui para o debate sobre a importância do papel da gestão escolar para uma educação inclusiva e de qualidade. |
Mots-clés: | Educação especial Gestão escolar Inclusão social |
Editeur: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA |
Département d'enseignement: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 16-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-04-23 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4386 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Gestao_Escolar_Remocao_TCC_2024.pdf | 565,02 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.