Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4386
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Gestão escolar e a remoção de barreiras atitudinais para a inclusão de pessoas com deficiência
Autor(es): Jesus, Pâmela Deiró de
Orientador(a): Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de
Resumo: O trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir a gestão escolar e a remoção de barreiras atitudinais para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, nesta pesquisa busca-se saber: Qual o papel da gestão escolar na inclusão de crianças com NEE e como ocorre o processo de combate às barreiras atitudinais no ambiente escolar? A pesquisa teve como objetivo compreender o papel da gestão escolar no combate às barreiras atitudinais ocorridas nas escolas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica com base em autores como Barbosa (2014), Bosa (2013), Freitas (2014), Lourenço (2010), Luck (2009), Mendes (2010), a qual utilizou leis, artigos e livros para a sua análise e interpretação. Os resultados evidenciam que para se ter uma escola inclusiva é necessária uma gestão escolar inclusiva, requerendo assim que os gestores, professores, alunos e familiares estejam comprometidos para que haja a transformação daquele ambiente escolar. Foram identificadas também a relevância de um currículo adaptativo, uma formação continuada para os professores, um ambiente acolhedor e consciente para esses alunos. Conclui-se que para a construção de uma escola efetivamente inclusiva removendo as barreiras atitudinais, é preciso mais do que um espaço adaptado, são necessárias mudanças culturais e organizacionais, valorizando a diversidade. Este trabalho contribui para o debate sobre a importância do papel da gestão escolar para uma educação inclusiva e de qualidade.
Palavras-chave: Educação especial
Gestão escolar
Inclusão social
Editora / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 16-Dez-2024
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2025-04-23
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4386
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestao_Escolar_Remocao_TCC_2024.pdf565,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.