Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4386
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Gestão escolar e a remoção de barreiras atitudinais para a inclusão de pessoas com deficiência
metadata.dc.creator: Jesus, Pâmela Deiró de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de conclusão de curso se propõe a discutir a gestão escolar e a remoção de barreiras atitudinais para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, nesta pesquisa busca-se saber: Qual o papel da gestão escolar na inclusão de crianças com NEE e como ocorre o processo de combate às barreiras atitudinais no ambiente escolar? A pesquisa teve como objetivo compreender o papel da gestão escolar no combate às barreiras atitudinais ocorridas nas escolas. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica com base em autores como Barbosa (2014), Bosa (2013), Freitas (2014), Lourenço (2010), Luck (2009), Mendes (2010), a qual utilizou leis, artigos e livros para a sua análise e interpretação. Os resultados evidenciam que para se ter uma escola inclusiva é necessária uma gestão escolar inclusiva, requerendo assim que os gestores, professores, alunos e familiares estejam comprometidos para que haja a transformação daquele ambiente escolar. Foram identificadas também a relevância de um currículo adaptativo, uma formação continuada para os professores, um ambiente acolhedor e consciente para esses alunos. Conclui-se que para a construção de uma escola efetivamente inclusiva removendo as barreiras atitudinais, é preciso mais do que um espaço adaptado, são necessárias mudanças culturais e organizacionais, valorizando a diversidade. Este trabalho contribui para o debate sobre a importância do papel da gestão escolar para uma educação inclusiva e de qualidade.
Keywords: Educação especial
Gestão escolar
Inclusão social
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 16-Dec-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2025-04-23
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4386
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestao_Escolar_Remocao_TCC_2024.pdf565,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.