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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4339
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Reflexões acerca da afetividade na educação infantil: a importância das interações entre as crianças e os professores |
metadata.dc.creator: | Santos, Zélia da Silva |
Asesor(a): | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de |
Resumen: | Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC aborda a importância do afeto no processo de ensino e aprendizagem de crianças na Educação Infantil. O objetivo geral é discutir como a afetividade na relação entre professor e estudante contribui para o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos nesse contexto. Para alcançar esse objetivo, o estudo examina as perspectivas de estudiosos como Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre a afetividade e sua importância no desenvolvimento infantil na Educação Infantil. Essa análise foi realizada com base na leitura de Heloysa Dantas, Marta Kohl de Oliveira e Yves de La Taille (1992), que exploram as obras de Wallon, Piaget e Vygotsky. Além disso, analisamos como a afetividade na relação professor/estudante pode influenciar o desenvolvimento da criança pequena. A justificativa para este estudo é a oportunidade de proporcionar discussões e reflexões que promovam um aprofundamento teórico sobre a importância das relações afetivas entre docentes e educandos na Educação Infantil. Este estudo é de natureza qualitativo/bibliográfico, baseado em uma análise e investigação de obras relevantes que contribuíram para a elaboração do problema de pesquisa. Reconhecemos a necessidade de compreender como o ambiente afetivo influencia diretamente na formação integral da criança, não apenas no aspecto acadêmico, mas também no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que a construção de laços afetivos sólidos é fundamental para criar um ambiente propício ao aprendizado e ao florescimento da criança pequena, contribuindo para sua preparação como indivíduo ativo na sociedade. Ao longo deste estudo, percebemos que a afetividade não se restringe apenas a gestos físicos, como abraços ou beijos, mas transcende para uma compreensão que é primordial que o (a) professora (a) tenha empatia e acolhimento às necessidades de afeto da criança, a construção de um vínculo seguro que possibilite a confiança no processo e a comunicação saudável com os familiares. |
Palabras clave : | Educação infantil Ensino-aprendizagem Afetividade |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Enseñanza: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 19-dic-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Acceso disponible en: | 2025-04-07 |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4339 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Reflexoes_Afetividade_Educacao_TCC_2024.pdf | 451,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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