Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Reflexões acerca da afetividade na educação infantil: a importância das interações entre as crianças e os professores
metadata.dc.creator: Santos, Zélia da Silva
Asesor(a): Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de
Resumen: Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC aborda a importância do afeto no processo de ensino e aprendizagem de crianças na Educação Infantil. O objetivo geral é discutir como a afetividade na relação entre professor e estudante contribui para o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos nesse contexto. Para alcançar esse objetivo, o estudo examina as perspectivas de estudiosos como Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre a afetividade e sua importância no desenvolvimento infantil na Educação Infantil. Essa análise foi realizada com base na leitura de Heloysa Dantas, Marta Kohl de Oliveira e Yves de La Taille (1992), que exploram as obras de Wallon, Piaget e Vygotsky. Além disso, analisamos como a afetividade na relação professor/estudante pode influenciar o desenvolvimento da criança pequena. A justificativa para este estudo é a oportunidade de proporcionar discussões e reflexões que promovam um aprofundamento teórico sobre a importância das relações afetivas entre docentes e educandos na Educação Infantil. Este estudo é de natureza qualitativo/bibliográfico, baseado em uma análise e investigação de obras relevantes que contribuíram para a elaboração do problema de pesquisa. Reconhecemos a necessidade de compreender como o ambiente afetivo influencia diretamente na formação integral da criança, não apenas no aspecto acadêmico, mas também no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que a construção de laços afetivos sólidos é fundamental para criar um ambiente propício ao aprendizado e ao florescimento da criança pequena, contribuindo para sua preparação como indivíduo ativo na sociedade. Ao longo deste estudo, percebemos que a afetividade não se restringe apenas a gestos físicos, como abraços ou beijos, mas transcende para uma compreensão que é primordial que o (a) professora (a) tenha empatia e acolhimento às necessidades de afeto da criança, a construção de um vínculo seguro que possibilite a confiança no processo e a comunicação saudável com os familiares.
Palabras clave : Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Afetividade
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Enseñanza: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 19-dic-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-04-07
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4339
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