Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4339
Affichage complet
Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Zélia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-07T20:02:41Z | - |
dc.date.available | 2025-04-07 | - |
dc.date.issued | 2024-12-19 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4339 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.title | Reflexões acerca da afetividade na educação infantil: a importância das interações entre as crianças e os professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso – TCC aborda a importância do afeto no processo de ensino e aprendizagem de crianças na Educação Infantil. O objetivo geral é discutir como a afetividade na relação entre professor e estudante contribui para o desenvolvimento e aprendizagem dos educandos nesse contexto. Para alcançar esse objetivo, o estudo examina as perspectivas de estudiosos como Henri Wallon, Jean Piaget e Lev Vygotsky sobre a afetividade e sua importância no desenvolvimento infantil na Educação Infantil. Essa análise foi realizada com base na leitura de Heloysa Dantas, Marta Kohl de Oliveira e Yves de La Taille (1992), que exploram as obras de Wallon, Piaget e Vygotsky. Além disso, analisamos como a afetividade na relação professor/estudante pode influenciar o desenvolvimento da criança pequena. A justificativa para este estudo é a oportunidade de proporcionar discussões e reflexões que promovam um aprofundamento teórico sobre a importância das relações afetivas entre docentes e educandos na Educação Infantil. Este estudo é de natureza qualitativo/bibliográfico, baseado em uma análise e investigação de obras relevantes que contribuíram para a elaboração do problema de pesquisa. Reconhecemos a necessidade de compreender como o ambiente afetivo influencia diretamente na formação integral da criança, não apenas no aspecto acadêmico, mas também no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e cognitivas. Os resultados deste estudo permitiram afirmar que a construção de laços afetivos sólidos é fundamental para criar um ambiente propício ao aprendizado e ao florescimento da criança pequena, contribuindo para sua preparação como indivíduo ativo na sociedade. Ao longo deste estudo, percebemos que a afetividade não se restringe apenas a gestos físicos, como abraços ou beijos, mas transcende para uma compreensão que é primordial que o (a) professora (a) tenha empatia e acolhimento às necessidades de afeto da criança, a construção de um vínculo seguro que possibilite a confiança no processo e a comunicação saudável com os familiares. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Thereza Cristina Bastos Costa de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Reflexoes_Afetividade_Educacao_TCC_2024.pdf | 451,17 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.