Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Contribuições da neurociência cognitiva para a aprendizagem na educação infantil
metadata.dc.creator: Brito, Dalila dos Santos
Asesor(a): Gomes, Sabrina Torres
Resumen: A Neurociência Cognitiva traz grandes contribuições para a Educação Infantil. Ao considerar que o processo de aprendizagem, tem como bases os aspectos neurológicas, biológicos, cognitivos e sociais. O presente trabalho monográfico se constitui em um estudo sobre o papel da Neurociência cognitiva na aprendizagem da Educação Infantil. Este trabalho tem como objetivo geral, compreender as contribuições da Neurociência cognitiva na aprendizagem das crianças na Educação Infantil; bem como objetivos específicos: Pesquisar as concepções de neurociência, a partir de um levantamento bibliográfico. Conhecer o papel das Neurociências e suas relações na aprendizagem de crianças e entender como as neurociências podem contribuir para a aprendizagem na Educação Infantil. Para obter os resultados esperados os métodos utilizados adotaram a proposta da pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como basilares fontes de pesquisa realizadas, baseadas em obras literárias de diversos autores, utilizando a seleção bibliografia como fonte e recurso primário para construção, como base teórica: Relvas (2009), Cosenza e Guerra (2011), Piaget (1973), Vygotsky (1978), Ausubel (1982), Morais (2020), Liberato; Silva (2015), Simões; Nogaro (2016), Cavalcanti (2023), entre outros, autores que destacam sua importância quanto os aspectos biológicos, cognitivos e educacionais. Diante dos estudos bibliográficos, é sabido da importância de conhecer a estrutura e o funcionamento do cérebro e sua relação com a aprendizagem, para entender quais metodologias instigam o desenvolvimento cognitivo e cerebral dos bebês e das crianças. Para isso, torna-se imprescindível a ocorrência do diálogo entre a Neurociência cognitiva e a Educação Infantil, para que as professoras (os) possam compreender determinados conhecimentos da Neurociência cognitiva, que possibilitam o avanço da aprendizagem infantil, assuntos que investiguem o modo como os bebês e as crianças recebem, armazenam e percebem os estímulos e interações que os cercam. A pesquisa permitiu compreender a importância de entender sobre o funcionamento do cérebro infantil, devido as contribuições que esses conhecimentos proporcionam ao processo de aprendizagem, visto que, é importante a docente, entender e executar metodologias que façam a junção do seu conhecimento pedagógico com os conhecimentos da Neurociência Cognitiva.
Palabras clave : Educação infantil
Neurociência
Aprendizagem
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Enseñanza: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 12-dic-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Acceso disponible en: 2025-01-21T11:56:13Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4091
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