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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4091
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Brito, Dalila dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-21T11:56:13Z | - |
dc.date.available | 2025-01-21T11:56:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4091 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Neurociência | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Contribuições da neurociência cognitiva para a aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A Neurociência Cognitiva traz grandes contribuições para a Educação Infantil. Ao considerar que o processo de aprendizagem, tem como bases os aspectos neurológicas, biológicos, cognitivos e sociais. O presente trabalho monográfico se constitui em um estudo sobre o papel da Neurociência cognitiva na aprendizagem da Educação Infantil. Este trabalho tem como objetivo geral, compreender as contribuições da Neurociência cognitiva na aprendizagem das crianças na Educação Infantil; bem como objetivos específicos: Pesquisar as concepções de neurociência, a partir de um levantamento bibliográfico. Conhecer o papel das Neurociências e suas relações na aprendizagem de crianças e entender como as neurociências podem contribuir para a aprendizagem na Educação Infantil. Para obter os resultados esperados os métodos utilizados adotaram a proposta da pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como basilares fontes de pesquisa realizadas, baseadas em obras literárias de diversos autores, utilizando a seleção bibliografia como fonte e recurso primário para construção, como base teórica: Relvas (2009), Cosenza e Guerra (2011), Piaget (1973), Vygotsky (1978), Ausubel (1982), Morais (2020), Liberato; Silva (2015), Simões; Nogaro (2016), Cavalcanti (2023), entre outros, autores que destacam sua importância quanto os aspectos biológicos, cognitivos e educacionais. Diante dos estudos bibliográficos, é sabido da importância de conhecer a estrutura e o funcionamento do cérebro e sua relação com a aprendizagem, para entender quais metodologias instigam o desenvolvimento cognitivo e cerebral dos bebês e das crianças. Para isso, torna-se imprescindível a ocorrência do diálogo entre a Neurociência cognitiva e a Educação Infantil, para que as professoras (os) possam compreender determinados conhecimentos da Neurociência cognitiva, que possibilitam o avanço da aprendizagem infantil, assuntos que investiguem o modo como os bebês e as crianças recebem, armazenam e percebem os estímulos e interações que os cercam. A pesquisa permitiu compreender a importância de entender sobre o funcionamento do cérebro infantil, devido as contribuições que esses conhecimentos proporcionam ao processo de aprendizagem, visto que, é importante a docente, entender e executar metodologias que façam a junção do seu conhecimento pedagógico com os conhecimentos da Neurociência Cognitiva. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Sabrina Torres | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Contribuições_Neurociencia_Cognitiva_TCC_2024.pdf | 892,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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