Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3936
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Titre: | O ambiente escolar como espaço privilegiado à construção de práticas de alimentação saudável: uma reflexão sobre a atuação da Equipe Pedagógica e do Nutricionista |
Autre(s) titre(s): | The school environment as a privileged space for the construction of healthy feeding practices: a reflection on the performance of Pedagogical Team and Nutritionist |
metadata.dc.creator: | Almeida, Ilton Graciel Fonseca |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Edleuza Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Martins, Barbara Eduarda Panelli |
metadata.dc.contributor.referee2: | Piton, Luana Ediara Moreira |
Référence bibliographique: | ALMEIDA, Ilton Graciel Fonseca. O ambiente escolar como espaço privilegiado à construção de práticas de alimentação saudável: uma reflexão sobre a atuação da Equipe Pedagógica e do Nutricionista. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2013. |
metadata.dc.description.resumo: | RESUMO: Em meio a um cenário de transição demográfica, epidemiológica e nutricional vigente em diversos países do mundo, destaca-se a importância da educação alimentar e nutricional para a promoção da saúde através da promoção de hábitos alimentares saudáveis, tendo na escola, o espaço favorável para esse fim. Nesse contexto, o presente estudo teve como propósito a revisão de artigos científicos produzidos nos últimos 12 anos que tratam de pesquisas, intervenções e ações desenvolvidas sobre a educação alimentar e nutricional no país, tendo como objetivo analisar o papel da equipe pedagógica na construção de práticas de alimentação saudáveis dentro do ambiente escolar em parceria com o Nutricionista, buscando colaborar na produção científica sobre o assunto. A revisão apontou para a importância da escola como local propício para produção de conhecimentos e práticas em educação alimentar e nutricional, assim como discutiu as abordagens pedagógicas utilizadas no ambiente escolar para a promoção da saúde pelos educadores e equipe pedagógica, evidenciando a predominância da pedagogia liberal, com ênfase no aspecto biológico. Discutiu ainda, a importância da atuação mútua do Nutricionista e da comunidade escolar nas atividades de educação alimentar e nutricional para que se atinjam resultados positivos. Em conclusão, o estudo aponta a importância das atividades promotoras de saúde na formação dos indivíduos na idade escolar, ao tempo em que aponta a existência de poucos estudos de avaliação do processo e do impacto dessas ações na população escolar. |
Mots-clés: | Programa Nacional de Alimentação Escolar Educação Alimentar e Nutricional Abordagem Pedagógica Nutrição na Escola Hábito Alimentar |
Résumé: | ABSTRACT: Amid a backdrop of demographic and epidemiological transitions and nutritional prevailing in various countries around the world, highlight the importance of food and nutrition education to promote health by promoting healthy eating habits, taking in school, space favorable for this purpose. In this context, the present study aimed to review scientific papers produced over the last 12 years dealing in research, interventions and actions developed on the food and nutrition education in the country, with the objective of interest to analyze the role of the teaching staff in building of 8 healthy feeding practices within the school environment in partnership with the Nutritionist, seeking to collaborate in the production of scientific review articles on the subject. Reveals the function of the school as a place suitable for the production of knowledge and practices in food and nutrition education, and pedagogical approaches undertaken in the school environment to promote health by educators and teaching staff. Reports also the importance of the performance of mutual Nutritionist and community activities in school, to the achievement of positive results. Finishes, demonstrating the importance of these health-promoting activities in the training of individuals and the need for more studies on the subject. |
metadata.dc.subject.en: | National School Feeding Programme Food and Nutrition Education Pedagogical Approach Food Habits Health Promotion |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Date de publication: | 2013 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-11-22T16:49:10Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3936 |
Collection(s) : | CCS - Bacharelado em Nutrição - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Ambiente_Escolar_Espaco_TCC_2013.pdf | 295,37 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.