Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Nutrição - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3932
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Professores da rede municipal de ensino e o conhecimento sobre nutrição e saúde: a influência das intervenções de um PET/Saúde
Autre(s) titre(s): Teachers of the municipal network education and knowledge on nutrition and health: the influence of the intervention of a PET/health
metadata.dc.creator: Rocha, Aline dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Facina, Vanessa Barbosa
Référence bibliographique: ROCHA, Aline dos Santos. Professores da rede municipal de ensino e o conhecimento sobre nutrição e saúde: a influência das intervenções de um PET/saúde. 2015. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2015.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho compreendeu verificar o conhecimento que professores apresentaram acerca de nutrição e saúde. Trata-se de um estudo longitudinal, quali-quantitativo, realizado com professores do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, em Amargosa-BA, que estiveram imersos em um programa PET/Saúde por um período de três meses. Utilizou-se um questionário estruturado abordando questões sobre nutrição e saúde. Verificou-se os acertos e erros obtidos antes e após a intervenção do programa. Participaram do estudo 14 professoras, com mediana de idade de 41 anos, sendo a maioria pedagoga. Verificou-se diferença entre o número de acertos, antes e após a intervenção, referentes as questões que abordavam os assuntos: nutrientes (p=0,0400), vitaminas e minerais (p=0,0416) e a importância da escola na formação de hábitos alimentares dos escolares (p=0,0425). Concluiu-se que além da aquisição de conhecimentos importantes sobre nutrição e saúde, os professores reconheceram se como agentes fundamentais na promoção da alimentação saudável e da qualidade de vida no ambiente escolar.
Mots-clés: Professores
Intervenção
Nutrição
Saúde
Escolares
Résumé: This study verified the knowledge that teachers had about nutrition and health. This is a longitudinal, qualitative and quantitative study, conducted with elementary school teachers of public schools in Amargosa, Bahia, which were immersed in a PET-Health program for a period of three months. We used a structured questionnaire addressing issues of nutrition and health. The successes and mistakes were verified made before and after the program intervention.14 teachers participated in the study, with a median age of 41 years, most of them pedagogue. There was difference between the number of hits in the questionnaire before and after the intervention, referring questions that addressed the issues: nutrients (p = 0.0400), vitamins and minerals (p = 0.0416) and the importance of school in training school eating habits (p = 0.0425). It was concluded that in addition to the acquisition of important knowledge about nutrition and health, teachers were recognized as key players in promoting healthy eating and life quality at school.
metadata.dc.subject.en: Teachers
Intervention
Nutrition
Health
School
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Date de publication: 2015
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-11-22T16:41:04Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3932
Collection(s) :CCS - Bacharelado em Nutrição - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Professores_Rede_Municipal_TCC_2015.pdf526,45 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.