Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3874
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Educação e migração: diálogos entre as teorias e as memórias de jovens camponeses da Comunidade de Bom Jesus I/Mutuípe-BA
metadata.dc.creator: Jesus, Lilian Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Lígia Isídio
Citation: JESUS, Lilian Santos de. Educação e migração: diálogos entre as teorias e as memórias de jovens camponeses da Comunidade de Bom Jesus I/Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2024. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar como a escola influenciou nas trajetórias de vida dos jovens camponeses da comunidade do Bom Jesus I, de Mutuípe, Bahia. Especificamente, compreender como acontecia as práticas pedagógicas na Escola à luz do olhar dos ex educandos; identificar como os jovens enxergam a escola que frequentaram na infância e sua influência – da escola - no tempo presente, e traçar a história da juventude da comunidade Bom Jesus I, a partir da relação escola x vida. O cerne da questão que norteia esse trabalho é: de que forma, a escola promove e/ou potencializa a formação da identidade da Juventude Camponesa no contexto da Comunidade Bom Jesus I no município de MutuípeBa? A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica para apropriação da base teórica sobre o assunto e conteúdos afins, optando-se por uma Abordagem Qualitativa de Pesquisa, desenvolvida por meio da História oral e memória, realizada na Comunidade Bom Jesus I, localizada na cidade de Mutuípe-BA. Como aporte teórico, utilizou-se: BRANDÃO (1981); ARROYO (2015); CASTRO (2012); MOLINA (2015), SANTOS (2012), dentre outros autores, os quais discutem educação, Educação do Campo, políticas públicas e demais conteúdos desenvolvidos neste trabalho. Em suma, somado os esforços entre as teorias e as memórias de cada entrevistado, esta pesquisa dialoga com uma educação que emancipa, que é democrática, participativa e que os sujeitos do campo sejam protagonistas nos seus lugares e possam reescrever os seus dizeres e fazeres no campo.
Keywords: Educação do campo
Jovem camponês
Prática pedagógica
Identidade camponesa
Abstract: The general aim of this research is to investigate how school has influenced the life trajectories of young peasants from the Bom Jesus I Community in Mutuípe, Bahia. Specifically, to understand how pedagogical practices took place at the school from the point of view of former pupils; to identify how young people see the school they attended in childhood and its influence - of the school - in the present day, and to trace the history of the youth of the Bom Jesus I Community, based on the relationship between school and life. The crux of the question guiding this work is: in what way does school promote and/or enhance the formation of the identity of peasant youth in the context of the Bom Jesus I Community in the municipality of Mutuípe-BA? The methodology used was bibliographic research to acquire the theoretical basis on the subject and related content, opting for a qualitative research approach, developed through oral history and memory, carried out in the Bom Jesus I Community, located in the city of Mutuípe-BA. As a theoretical contribution, we used: Brandão (1981); Arroyo (2015); Castro (2012); Molina (2015), Santos (2012), among other authors, who discuss education, rural education, public policies and other content developed in this work. In short, combining the efforts of theories and the memories of each interviewee, this research dialogues with an education that emancipates, that is democratic, participatory and in which the people of the countryside are the protagonists in their places and can rehabilitate their lives.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Young peasant
Pedagogical practice
Peasant identity
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Issue Date: 20-Aug-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T21:28:53Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3874
Appears in Collections:CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educacao_Migracao_Dialogos_TCC_2024.pdf860,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.