Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3870
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Percepções sobre a permanência na educação de jovens, adultos e idosos: superando desafios e traçando metas
metadata.dc.creator: Oliveira, Marisa Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, Maria Eurácia Barreto de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Luana Patrícia Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Marisa Pereira de. Percepções sobre a permanência na educação de jovens, adultos e idosos: superando desafios e traçando metas, Amargosa-BA. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia é um mergulho nas entranhas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no Brasil, destacando não apenas a cronologia histórica, mas também as batalhas travadas ao longo dos anos. Nesse tecido intricado de narrativas, buscamos não apenas entender a história, mas, nos dias atuais, nos propomos a refletir sobre quem são os estudantes da EJAI e os desafios que enfrentam para permanecer na escola. Nosso principal objetivo foi compreender os principais desafios enfrentados pelos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos para a garantia da permanência na escola. Para alcançar esse propósito, delineamos objetivos específicos que conduzem nossas reflexões: compreender a construção histórica da EJA ao longo dos tempos, refletir sobre as narrativas dos estudantes e suas lutas pela conquista da escolarização, e identificar as expectativas desses estudantes em relação à escolarização na modalidade da EJAI. Em consonância com esses objetivos, adotamos os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, reconhecendo a importância de considerar todo o contexto investigado para uma compreensão mais profunda da temática. Nesse sentido, utilizamos instrumentos de produção de dados que permitem captar não apenas números, mas as nuances das experiências vivenciadas pelos estudantes. A revisão bibliográfica e os questionários foram os meios escolhidos para tecer esse diálogo sensível. Ao nos debruçarmos sobre as narrativas dos estudantes da EJAI, é possível vislumbrar não apenas as barreiras, mas também a força resiliente que os impulsiona a perseguir a escolarização. Assim, ao final desta jornada de pesquisa, emerge uma compreensão mais profunda da importância da EJAI na vida de muitos estudantes. Cada página escrita é um tributo à resiliência daqueles que enfrentam desafios singulares, mas que, mesmo assim, persistem na busca por conhecimento. Este estudo traduz-se em um testemunho das vozes que clamam por oportunidades educacionais e um apelo à sociedade para reconhecer e valorizar a jornada educacional de todos, independentemente da idade. Por fim, ficamos aqui com a certeza de que cada reflexão, cada objetivo delineado, foi conduzido por um profundo respeito às histórias que ecoam nas salas de aula da EJAI. E, ao compreender os desafios e anseios desses estudantes, reafirmamos o compromisso de continuar lutando por uma educação mais inclusiva, acessível e humanizada. Afinal, a EJAI não é apenas uma modalidade educacional; é uma porta aberta para a transformação de vidas e a construção de um futuro mais igualitário.
Mots-clés: Pedagogia
Educação de jovens, adultos e idosos - EJAI
Permanência escolar
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T19:58:06Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3870
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Percepcoes_Permanencia_Educacao_TCC_2024.pdf1,06 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.