Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3870
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Marisa Pereira de-
dc.date.accessioned2024-10-21T19:58:06Z-
dc.date.available2024-10-21T19:58:06Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marisa Pereira de. Percepções sobre a permanência na educação de jovens, adultos e idosos: superando desafios e traçando metas, Amargosa-BA. 2024. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3870-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEducação de jovens, adultos e idosos - EJAIpt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.titlePercepções sobre a permanência na educação de jovens, adultos e idosos: superando desafios e traçando metaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia é um mergulho nas entranhas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) no Brasil, destacando não apenas a cronologia histórica, mas também as batalhas travadas ao longo dos anos. Nesse tecido intricado de narrativas, buscamos não apenas entender a história, mas, nos dias atuais, nos propomos a refletir sobre quem são os estudantes da EJAI e os desafios que enfrentam para permanecer na escola. Nosso principal objetivo foi compreender os principais desafios enfrentados pelos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos para a garantia da permanência na escola. Para alcançar esse propósito, delineamos objetivos específicos que conduzem nossas reflexões: compreender a construção histórica da EJA ao longo dos tempos, refletir sobre as narrativas dos estudantes e suas lutas pela conquista da escolarização, e identificar as expectativas desses estudantes em relação à escolarização na modalidade da EJAI. Em consonância com esses objetivos, adotamos os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, reconhecendo a importância de considerar todo o contexto investigado para uma compreensão mais profunda da temática. Nesse sentido, utilizamos instrumentos de produção de dados que permitem captar não apenas números, mas as nuances das experiências vivenciadas pelos estudantes. A revisão bibliográfica e os questionários foram os meios escolhidos para tecer esse diálogo sensível. Ao nos debruçarmos sobre as narrativas dos estudantes da EJAI, é possível vislumbrar não apenas as barreiras, mas também a força resiliente que os impulsiona a perseguir a escolarização. Assim, ao final desta jornada de pesquisa, emerge uma compreensão mais profunda da importância da EJAI na vida de muitos estudantes. Cada página escrita é um tributo à resiliência daqueles que enfrentam desafios singulares, mas que, mesmo assim, persistem na busca por conhecimento. Este estudo traduz-se em um testemunho das vozes que clamam por oportunidades educacionais e um apelo à sociedade para reconhecer e valorizar a jornada educacional de todos, independentemente da idade. Por fim, ficamos aqui com a certeza de que cada reflexão, cada objetivo delineado, foi conduzido por um profundo respeito às histórias que ecoam nas salas de aula da EJAI. E, ao compreender os desafios e anseios desses estudantes, reafirmamos o compromisso de continuar lutando por uma educação mais inclusiva, acessível e humanizada. Afinal, a EJAI não é apenas uma modalidade educacional; é uma porta aberta para a transformação de vidas e a construção de um futuro mais igualitário.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.contributor.referee1Silva, Luana Patrícia Costa-
dc.contributor.referee2Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepcoes_Permanencia_Educacao_TCC_2024.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.