Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3861
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Protagonismo de mulheres camponesas: um estudo na Comunidade Rural da Cambaúba no municipío de Amargosa-BA
Autor(es): Nunes, Neilza Brito Oliveira
Orientador(a): Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do
Membro(a) da banca: Reis, Maíra Lopes dos
Membro(a) da banca: Silva, Janaína Zdebski da
Referência: NUNES, Neilza Brito Oliveira. Protagonismo de mulheres camponesas: um estudo na Comunidade Rural da Cambaúba no municipío de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o protagonismo das mulheres Camponesas na Comunidade Rural da Cambaúba no Município de Amargosa-Ba a partir dos lugares que elas ocupam, seja este o espaço do lar e da família, o ambiente produtivo da roça, os espaços de sociabilidade dos movimentos sociais como associação e sindicato. Tal abordagem surge da inquietação de como ocorre o protagonismo das mulheres, de que maneira elas se percebem e entendem que são valorizadas pela Comunidade. Como percurso metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa e, na coleta dos dados, recorreu-se á roda de conversa, entendendo ser esse método mais eficaz para alcançar os melhores resultados. Dessa forma no intuito de compreender tais questões foi necessário perpassar por questões de gênero tendo em vista obter a compreensão de como são construída as relações sociais.
Palavras-chave: Protagonismo
Gênero
Feminismo
Educação do campo
Resumo em inglês: This work aims to analyze the role of rural women in the Rural Community of Cambaúba in the Municipality of Amargosa-Ba from the places they occupy, be it the home and family space, the productive environment of the garden, spaces of sociability of social movements as association and union. Such an approach stems from the disquiet of how women's protagonism occurs, how they perceive themselves and understand that they are valued by the community. As methodological course was used the qualitative research, in the collection of data the instrument used was talk wheel, understanding that this method is more effective to achieve the best results. Thus, in order to understand these issues, it was necessary to explore gender issues in order to gain an understanding of how social relations are constructed.
Palavras-chave em inglês: Protagonism
Genre
Feminism
Field education
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 28-Fev-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-21T19:10:18Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3861
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Protagonismo_Mulheres_Camponesas_TCC_2019.pdf972,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.