Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3861
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | Protagonismo de mulheres camponesas: um estudo na Comunidade Rural da Cambaúba no municipío de Amargosa-BA |
metadata.dc.creator: | Nunes, Neilza Brito Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Nascimento, Priscila Brasileiro Silva do |
metadata.dc.contributor.referee1: | Reis, Maíra Lopes dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Janaína Zdebski da |
Citation: | NUNES, Neilza Brito Oliveira. Protagonismo de mulheres camponesas: um estudo na Comunidade Rural da Cambaúba no municipío de Amargosa-BA, Amargosa-BA. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o protagonismo das mulheres Camponesas na Comunidade Rural da Cambaúba no Município de Amargosa-Ba a partir dos lugares que elas ocupam, seja este o espaço do lar e da família, o ambiente produtivo da roça, os espaços de sociabilidade dos movimentos sociais como associação e sindicato. Tal abordagem surge da inquietação de como ocorre o protagonismo das mulheres, de que maneira elas se percebem e entendem que são valorizadas pela Comunidade. Como percurso metodológico utilizou-se a pesquisa qualitativa e, na coleta dos dados, recorreu-se á roda de conversa, entendendo ser esse método mais eficaz para alcançar os melhores resultados. Dessa forma no intuito de compreender tais questões foi necessário perpassar por questões de gênero tendo em vista obter a compreensão de como são construída as relações sociais. |
Keywords: | Protagonismo Gênero Feminismo Educação do campo |
Abstract: | This work aims to analyze the role of rural women in the Rural Community of Cambaúba in the Municipality of Amargosa-Ba from the places they occupy, be it the home and family space, the productive environment of the garden, spaces of sociability of social movements as association and union. Such an approach stems from the disquiet of how women's protagonism occurs, how they perceive themselves and understand that they are valued by the community. As methodological course was used the qualitative research, in the collection of data the instrument used was talk wheel, understanding that this method is more effective to achieve the best results. Thus, in order to understand these issues, it was necessary to explore gender issues in order to gain an understanding of how social relations are constructed. |
metadata.dc.subject.en: | Protagonism Genre Feminism Field education |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 28-Feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-21T19:10:18Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3861 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Protagonismo_Mulheres_Camponesas_TCC_2019.pdf | 972,03 kB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.