Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3855
Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Ritos de passagem dos alunos da escola do campo para escola da cidade: um estudo na Comunidade de Água Branca, Mutuípe-BA
metadata.dc.creator: Araújo, Rozane Rodrigues
Conseiller(ère): Moura, Terciana Vidal
Membre du jury: Orrico, Naci Rodrigues
Membre du jury: Silva, Janaína Zdebski da
Référence bibliographique: ARAÚJO, Rozane Rodrigues. Ritos de passagem dos alunos da escola do campo para escola da cidade: um estudo na Comunidade de Água Branca, Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2018. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Résumé: A presente pesquisa tem objetivo problematizar os ritos de passagem dos alunos que saem da escola da roça e vão dar continuidade aosseus estudos na escola da cidade. Nosso foco específico é identificar e analisar os elementos e situações que marcam essa passagem dos alunos do 5º ano da escola da roça e sua entrada no 6º ano na escola da cidade. Destarte, buscou-se responder as seguintes indagações: quais as situações que marcam o rito de passagem do aluno da escola da roça para a escola da cidade? Qual a visão dos alunos sobre esse ritual de passagem? Para tanto, pretendeu-se analisar as situações que marcam o rito de passagem dos alunos que saem do 5° ano da escola da roça, na comunidade de Água Branca, para estudarem o 6° ano na escola da cidade, de Mutuípe-Ba, identificando o posicionamento dos alunos quanto ao processo de migração e desempenho escolar. Trata- se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como campo empírico três escolas situadas no município de Mutuípe: uma na roça, na Comunidade de Água Branca e duas na cidade. Para a obtenção dos dados, foram utilizados alguns instrumentos de desenho com os alunos, acompanhamento e observação in lócus de algumas vivências dos alunos, observação sistemática na sala de aula e entrevistas semiestruturadas com os alunos, os pais ou responsáveis, uma professora que atua na escola da roça e doze professores que atam na escola da cidade. Ao analisar os dados, observou-se que são vários fatores que marcam o rito de passagem dos alunos da escola da roça para a escola da cidade e que trata-se de um processo doloroso para esses alunos, afetando seu desempenho escolar e ocasionando ainda, a desistência e reprovação desses sujeitos.
Mots-clés: Educação do campo
Escola do campo
Escola urbana
Rito de passagem - Escola
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 26-oct-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2024-10-21T18:36:23Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3855
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Ritos_Passagem_Alunos_TCC_2018.pdf2,05 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.