Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3855
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Ritos de passagem dos alunos da escola do campo para escola da cidade: um estudo na Comunidade de Água Branca, Mutuípe-BA
Autor(es): Araújo, Rozane Rodrigues
Orientador(a): Moura, Terciana Vidal
Membro(a) da banca: Orrico, Naci Rodrigues
Membro(a) da banca: Silva, Janaína Zdebski da
Referência: ARAÚJO, Rozane Rodrigues. Ritos de passagem dos alunos da escola do campo para escola da cidade: um estudo na Comunidade de Água Branca, Mutuípe-BA, Amargosa-BA. 2018. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
Resumo: A presente pesquisa tem objetivo problematizar os ritos de passagem dos alunos que saem da escola da roça e vão dar continuidade aosseus estudos na escola da cidade. Nosso foco específico é identificar e analisar os elementos e situações que marcam essa passagem dos alunos do 5º ano da escola da roça e sua entrada no 6º ano na escola da cidade. Destarte, buscou-se responder as seguintes indagações: quais as situações que marcam o rito de passagem do aluno da escola da roça para a escola da cidade? Qual a visão dos alunos sobre esse ritual de passagem? Para tanto, pretendeu-se analisar as situações que marcam o rito de passagem dos alunos que saem do 5° ano da escola da roça, na comunidade de Água Branca, para estudarem o 6° ano na escola da cidade, de Mutuípe-Ba, identificando o posicionamento dos alunos quanto ao processo de migração e desempenho escolar. Trata- se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como campo empírico três escolas situadas no município de Mutuípe: uma na roça, na Comunidade de Água Branca e duas na cidade. Para a obtenção dos dados, foram utilizados alguns instrumentos de desenho com os alunos, acompanhamento e observação in lócus de algumas vivências dos alunos, observação sistemática na sala de aula e entrevistas semiestruturadas com os alunos, os pais ou responsáveis, uma professora que atua na escola da roça e doze professores que atam na escola da cidade. Ao analisar os dados, observou-se que são vários fatores que marcam o rito de passagem dos alunos da escola da roça para a escola da cidade e que trata-se de um processo doloroso para esses alunos, afetando seu desempenho escolar e ocasionando ainda, a desistência e reprovação desses sujeitos.
Palavras-chave: Educação do campo
Escola do campo
Escola urbana
Rito de passagem - Escola
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 26-Out-2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-21T18:36:23Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3855
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ritos_Passagem_Alunos_TCC_2018.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.