Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3853
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio dr. Reinaldo Barreto Rosa, Comunidade de Petim, Castro Alves/BA
metadata.dc.creator: Oliveira, Paloma Jesus de
metadata.dc.contributor.advisor1: Orrico, Naci Rodrigues
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Hanilton Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee2: Freitas, Gisélia Macedo Cardoso
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Paloma Jesus de. Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio dr. Reinaldo Barreto Rosa, Comunidade de Petim, Castro Alves/BA, Amargosa-BA. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa intitulada “Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio Dr. Reinaldo Barreto Rosa, comunidade de Petim, Castro Alves/BA” buscou realizar investigações sobre as práticas de leitura executadas pela instituição com o intuito de incentivar a leitura e formar leitores críticos. Sendo esta uma escola localizada no espaço rural e com todos os seus alunos oriundos do campo, mas que ainda não se encontra inserida nos princípios da Educação do Campo, apesar de já ter tido contato com o tema através de projetos e programas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizado inicialmente um estudo teórico sobre os temas principais Educação do Campo e leitura, além dissotambém se buscou conhecer dentro do município como se insere a Educação do Campo e se há projetos relacionado à leitura de nível municipal. A metodologia utilizada neste estudo de caso é apresentada de modo que se torne compreensível como se deu sua realização. Após a pesquisa foram realizadas reflexões e discussões entre os dados adquiridos e os conceitos estudados sobre as temáticas e se constatou que, ao analisarmos as atividades de leitura realizadas na escola e arelação existente entre os estudantes, que as atividades e materiais didáticos para se trabalhar a leitura não estão, muitas vezes, favorecendo o interesse deles, porque são textos e materiais que não dialogam com sua realidade de sujeito do campo.
Mots-clés: Educação do campo
Escola do campo
Leitura
Castro Alves-Bahia
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-21T18:28:10Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3853
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Praticas_Leitura_Escolas_TCC_2019.pdf960,23 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.