Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3853
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio dr. Reinaldo Barreto Rosa, Comunidade de Petim, Castro Alves/BA |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Paloma Jesus de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Orrico, Naci Rodrigues |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Hanilton Ribeiro de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Freitas, Gisélia Macedo Cardoso |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Paloma Jesus de. Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio dr. Reinaldo Barreto Rosa, Comunidade de Petim, Castro Alves/BA, Amargosa-BA. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | A pesquisa intitulada “Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio Dr. Reinaldo Barreto Rosa, comunidade de Petim, Castro Alves/BA” buscou realizar investigações sobre as práticas de leitura executadas pela instituição com o intuito de incentivar a leitura e formar leitores críticos. Sendo esta uma escola localizada no espaço rural e com todos os seus alunos oriundos do campo, mas que ainda não se encontra inserida nos princípios da Educação do Campo, apesar de já ter tido contato com o tema através de projetos e programas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizado inicialmente um estudo teórico sobre os temas principais Educação do Campo e leitura, além dissotambém se buscou conhecer dentro do município como se insere a Educação do Campo e se há projetos relacionado à leitura de nível municipal. A metodologia utilizada neste estudo de caso é apresentada de modo que se torne compreensível como se deu sua realização. Após a pesquisa foram realizadas reflexões e discussões entre os dados adquiridos e os conceitos estudados sobre as temáticas e se constatou que, ao analisarmos as atividades de leitura realizadas na escola e arelação existente entre os estudantes, que as atividades e materiais didáticos para se trabalhar a leitura não estão, muitas vezes, favorecendo o interesse deles, porque são textos e materiais que não dialogam com sua realidade de sujeito do campo. |
Mots-clés: | Educação do campo Escola do campo Leitura Castro Alves-Bahia |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-21T18:28:10Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3853 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Praticas_Leitura_Escolas_TCC_2019.pdf | 960,23 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.