Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3853
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Paloma Jesus de-
dc.date.accessioned2024-10-21T18:28:10Z-
dc.date.available2024-10-21T18:28:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paloma Jesus de. Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio dr. Reinaldo Barreto Rosa, Comunidade de Petim, Castro Alves/BA, Amargosa-BA. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3853-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCastro Alves-Bahiapt_BR
dc.titlePráticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio dr. Reinaldo Barreto Rosa, Comunidade de Petim, Castro Alves/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “Práticas de leitura nas escolas do campo: um olhar para o Colégio Dr. Reinaldo Barreto Rosa, comunidade de Petim, Castro Alves/BA” buscou realizar investigações sobre as práticas de leitura executadas pela instituição com o intuito de incentivar a leitura e formar leitores críticos. Sendo esta uma escola localizada no espaço rural e com todos os seus alunos oriundos do campo, mas que ainda não se encontra inserida nos princípios da Educação do Campo, apesar de já ter tido contato com o tema através de projetos e programas. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizado inicialmente um estudo teórico sobre os temas principais Educação do Campo e leitura, além dissotambém se buscou conhecer dentro do município como se insere a Educação do Campo e se há projetos relacionado à leitura de nível municipal. A metodologia utilizada neste estudo de caso é apresentada de modo que se torne compreensível como se deu sua realização. Após a pesquisa foram realizadas reflexões e discussões entre os dados adquiridos e os conceitos estudados sobre as temáticas e se constatou que, ao analisarmos as atividades de leitura realizadas na escola e arelação existente entre os estudantes, que as atividades e materiais didáticos para se trabalhar a leitura não estão, muitas vezes, favorecendo o interesse deles, porque são textos e materiais que não dialogam com sua realidade de sujeito do campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Orrico, Naci Rodrigues-
dc.contributor.referee1Souza, Hanilton Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Freitas, Gisélia Macedo Cardoso-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Praticas_Leitura_Escolas_TCC_2019.pdf960,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.