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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3845
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Ausências e presenças do clitóris em livros didáticos |
metadata.dc.creator: | Pinto, Kaliane Nascimento dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Ribeiro, Gabriel |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Patricia Petitinga |
metadata.dc.contributor.referee2: | Ferreira, Rosilda Arruda |
metadata.dc.description.resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar como ocorre o processo de transposição didática da estrutura clitoridiana, em sete livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendados pelo PNLD /2021. Para tal, realizamos uma análise comparativa entre o clitóris e o pênis, por meio de uma matriz analítica baseada no modelo KVP (CLÉMENT,2006) e constituída pelos seguintes critérios: representação imagética dos órgãos, em secção sagital da pelve e visão frontal e quando isolados do corpo humano, e representação textual. Os resultados evidenciaram lacunas nas representações de elementos anatomofisiológicos relacionados ao clitóris, diferente do que observamos em relação ao pênis. Identificamos um predomínio de imagens do corpo humano seccionado que não fornecem uma visualização adequada da estrutura clitoridiana e constatamos que a maioria dos LDs representa a glande do clitóris como se fosse o órgão em sua totalidade. Além disso, os elementos textuais indicaram que a transposição didática da estrutura clitoridiana se distancia do conhecimento cientifico de referência, oferecendo uma abordagem superficial, insuficiente para provocar uma discussão crítica e reflexiva sobre o órgão. Desta forma, consideramos que as práticas educativas, pautadas nestes LDs, devem ser repensadas a fim deproporcionar um ensino mais equitativo sobre os órgãos genitais e descontruir concepções equivocadas sobre a sexualidade feminina. |
Palabras clave : | Transposição didática Relações de gênero - Sexualidade Clitoris - Análise PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) |
Resumen : | The objective of this study was to investigate how the process of didactic transposition of the clitoral structure occurs, in seven books on Natural Sciences and its Technologies, recommended by PNLD /2021. To this end, we carried out a comparative analysis between the clitoris and the penis, using an analytical matrix based on the KVP model (CLÉMENT, 2006) and constituted by the following criteria: image representation of the organs, in sagittal section of the pelvis and frontal view and when isolated from the human body, and textual representation. The results showed gaps in the representations of anatomophysiological elements related to the clitoris, different from what we observed in relation to the penis. We identified a predominance of images of the sectioned human body that do not provide an adequate visualization of the clitoral structure and we found that most LDs represent the clitoral glans as if it were the organ in its entirety. In this way, we believe that the educational practices, based on these textbooks, should be rethought in order to provide a more equitable teaching about the genitals and deconstruct misconceptions about female sexuality. |
metadata.dc.subject.en: | Didactic transposition Gender relations - Sexuality Clitoris - Analysis PNLD (National Textbook Program) |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Fecha de publicación : | 22-may-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-18T18:56:41Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3845 |
Aparece en las colecciones: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Ausencias_Presencas_Clitoris_TCC_2023.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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