Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3845
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.creatorPinto, Kaliane Nascimento dos Santos-
dc.date.accessioned2024-10-18T18:56:41Z-
dc.date.available2024-10-18T18:56:41Z-
dc.date.issued2023-05-22-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3845-
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate how the process of didactic transposition of the clitoral structure occurs, in seven books on Natural Sciences and its Technologies, recommended by PNLD /2021. To this end, we carried out a comparative analysis between the clitoris and the penis, using an analytical matrix based on the KVP model (CLÉMENT, 2006) and constituted by the following criteria: image representation of the organs, in sagittal section of the pelvis and frontal view and when isolated from the human body, and textual representation. The results showed gaps in the representations of anatomophysiological elements related to the clitoris, different from what we observed in relation to the penis. We identified a predominance of images of the sectioned human body that do not provide an adequate visualization of the clitoral structure and we found that most LDs represent the clitoral glans as if it were the organ in its entirety. In this way, we believe that the educational practices, based on these textbooks, should be rethought in order to provide a more equitable teaching about the genitals and deconstruct misconceptions about female sexuality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVOpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.subjectRelações de gênero - Sexualidadept_BR
dc.subjectClitoris - Análisept_BR
dc.subjectPNLD (Programa Nacional do Livro Didático)pt_BR
dc.titleAusências e presenças do clitóris em livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi investigar como ocorre o processo de transposição didática da estrutura clitoridiana, em sete livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, recomendados pelo PNLD /2021. Para tal, realizamos uma análise comparativa entre o clitóris e o pênis, por meio de uma matriz analítica baseada no modelo KVP (CLÉMENT,2006) e constituída pelos seguintes critérios: representação imagética dos órgãos, em secção sagital da pelve e visão frontal e quando isolados do corpo humano, e representação textual. Os resultados evidenciaram lacunas nas representações de elementos anatomofisiológicos relacionados ao clitóris, diferente do que observamos em relação ao pênis. Identificamos um predomínio de imagens do corpo humano seccionado que não fornecem uma visualização adequada da estrutura clitoridiana e constatamos que a maioria dos LDs representa a glande do clitóris como se fosse o órgão em sua totalidade. Além disso, os elementos textuais indicaram que a transposição didática da estrutura clitoridiana se distancia do conhecimento cientifico de referência, oferecendo uma abordagem superficial, insuficiente para provocar uma discussão crítica e reflexiva sobre o órgão. Desta forma, consideramos que as práticas educativas, pautadas nestes LDs, devem ser repensadas a fim deproporcionar um ensino mais equitativo sobre os órgãos genitais e descontruir concepções equivocadas sobre a sexualidade feminina.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gabriel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2613294413777754pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Patricia Petitinga-
dc.contributor.referee2Ferreira, Rosilda Arruda-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.enDidactic transpositionpt_BR
dc.subject.enGender relations - Sexualitypt_BR
dc.subject.enClitoris - Analysispt_BR
dc.subject.enPNLD (National Textbook Program)pt_BR
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Ausencias_Presencas_Clitoris_TCC_2023.pdf2,36 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.