Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3819
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | A Percepção dos alunos de uma escola rural do município de Castro Alves-BA sobre a identidade camponesa |
Autor(es): | Amorim, Rosilda Aragão |
Orientador(a): | Moura, Terciana Vidal |
Membro(a) da banca: | Silva, Janaine Zdebski da |
Membro(a) da banca: | Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
Referência: | AMORIM, Rosilda Aragão. A Percepção dos alunos de uma escola rural do município de Castro Alves-BA sobre a identidade camponesa, Amargosa-BA. 2019. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como foco analisar, a partir da fala e escrita dos alunos, a percepção que os mesmos têm sobre a identidade camponesa e se a escola trabalha com essas questões. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos: pesquisa qualitativa, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionário e o grupo focal no intuito de compreender elementos sobre as percepções dos estudantes em relação à identidade camponesa, sendo o momento registado por gravação e filmagem para assegurar as informações obtidas. Participaram como sujeitos dessa investigação, os discentes do 9º ano matutino de uma escola rural, do município de Castro Alves-BA. Este estudo fundamenta-se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa os autores: Arroyo (2004), Caldart (2000, 2004, 2010), Souza (2006, 2008), Leite (1999), Molina e Sá (2012), Batista (2007), Fernandes (2002), Brandão (2007), Ciampa (1987), Dubar (1997), Castell (2002), Hall (2002). A pesquisa visa contribuir para que os docentes tenham acesso a este estudo no sentido de despertar o interesse dos profissionais da educação para desenvolverem práticas pedagógicas que considere as especificidades dos sujeitos do campo, haja vista que a escola é um dos locais que perpassa por esse processo constante que é a constituição da identidade. Nesse sentido, a pesquisa promove uma ampliação do acesso a informações que possibilitem uma maior compreensão da realidade educacional local. Os resultados da pesquisa apontam que embora os estudantes reconheçam as qualidades do campo, o trabalhador rural, o trabalho exercido por esses sujeitos e se assumem como sujeitos do campo, o conjunto de carências presente no meio rural a ser destacada a falta de oportunidades, as condições de trabalho, somado a desarticulação da proposta pedagógica com as questões próprias a realidade do aluno tem contribuído para o desinteresse desses estudantes em permanecer no campo. Dessa forma, evidencia a necessidade de (re) pensar os processos educativos quanto às identidades dos sujeitos e as mudanças que se fazem imprescindíveis para que a escola do campo exerça de fato seu papel social. |
Palavras-chave: | Identidade camponesa Escola Alunos Castro Alves, BA Educação do Campo Práticas de ensino |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 27-Fev-2019 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-11T14:40:17Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3819 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepcao_Alunos_Escola_TCC_2019.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.