Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3819
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | A Percepção dos alunos de uma escola rural do município de Castro Alves-BA sobre a identidade camponesa |
metadata.dc.creator: | Amorim, Rosilda Aragão |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Moura, Terciana Vidal |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Janaine Zdebski da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
Citación : | AMORIM, Rosilda Aragão. A Percepção dos alunos de uma escola rural do município de Castro Alves-BA sobre a identidade camponesa, Amargosa-BA. 2019. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como foco analisar, a partir da fala e escrita dos alunos, a percepção que os mesmos têm sobre a identidade camponesa e se a escola trabalha com essas questões. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos: pesquisa qualitativa, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionário e o grupo focal no intuito de compreender elementos sobre as percepções dos estudantes em relação à identidade camponesa, sendo o momento registado por gravação e filmagem para assegurar as informações obtidas. Participaram como sujeitos dessa investigação, os discentes do 9º ano matutino de uma escola rural, do município de Castro Alves-BA. Este estudo fundamenta-se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa os autores: Arroyo (2004), Caldart (2000, 2004, 2010), Souza (2006, 2008), Leite (1999), Molina e Sá (2012), Batista (2007), Fernandes (2002), Brandão (2007), Ciampa (1987), Dubar (1997), Castell (2002), Hall (2002). A pesquisa visa contribuir para que os docentes tenham acesso a este estudo no sentido de despertar o interesse dos profissionais da educação para desenvolverem práticas pedagógicas que considere as especificidades dos sujeitos do campo, haja vista que a escola é um dos locais que perpassa por esse processo constante que é a constituição da identidade. Nesse sentido, a pesquisa promove uma ampliação do acesso a informações que possibilitem uma maior compreensão da realidade educacional local. Os resultados da pesquisa apontam que embora os estudantes reconheçam as qualidades do campo, o trabalhador rural, o trabalho exercido por esses sujeitos e se assumem como sujeitos do campo, o conjunto de carências presente no meio rural a ser destacada a falta de oportunidades, as condições de trabalho, somado a desarticulação da proposta pedagógica com as questões próprias a realidade do aluno tem contribuído para o desinteresse desses estudantes em permanecer no campo. Dessa forma, evidencia a necessidade de (re) pensar os processos educativos quanto às identidades dos sujeitos e as mudanças que se fazem imprescindíveis para que a escola do campo exerça de fato seu papel social. |
Palabras clave : | Identidade camponesa Escola Alunos Castro Alves, BA Educação do Campo Práticas de ensino |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 27-feb-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-11T14:40:17Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3819 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepcao_Alunos_Escola_TCC_2019.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.