Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3819
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Amorim, Rosilda Aragão | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-11T14:40:17Z | - |
dc.date.available | 2024-10-11T14:40:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Rosilda Aragão. A Percepção dos alunos de uma escola rural do município de Castro Alves-BA sobre a identidade camponesa, Amargosa-BA. 2019. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3819 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade camponesa | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Castro Alves, BA | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.title | A Percepção dos alunos de uma escola rural do município de Castro Alves-BA sobre a identidade camponesa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como foco analisar, a partir da fala e escrita dos alunos, a percepção que os mesmos têm sobre a identidade camponesa e se a escola trabalha com essas questões. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos: pesquisa qualitativa, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionário e o grupo focal no intuito de compreender elementos sobre as percepções dos estudantes em relação à identidade camponesa, sendo o momento registado por gravação e filmagem para assegurar as informações obtidas. Participaram como sujeitos dessa investigação, os discentes do 9º ano matutino de uma escola rural, do município de Castro Alves-BA. Este estudo fundamenta-se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa os autores: Arroyo (2004), Caldart (2000, 2004, 2010), Souza (2006, 2008), Leite (1999), Molina e Sá (2012), Batista (2007), Fernandes (2002), Brandão (2007), Ciampa (1987), Dubar (1997), Castell (2002), Hall (2002). A pesquisa visa contribuir para que os docentes tenham acesso a este estudo no sentido de despertar o interesse dos profissionais da educação para desenvolverem práticas pedagógicas que considere as especificidades dos sujeitos do campo, haja vista que a escola é um dos locais que perpassa por esse processo constante que é a constituição da identidade. Nesse sentido, a pesquisa promove uma ampliação do acesso a informações que possibilitem uma maior compreensão da realidade educacional local. Os resultados da pesquisa apontam que embora os estudantes reconheçam as qualidades do campo, o trabalhador rural, o trabalho exercido por esses sujeitos e se assumem como sujeitos do campo, o conjunto de carências presente no meio rural a ser destacada a falta de oportunidades, as condições de trabalho, somado a desarticulação da proposta pedagógica com as questões próprias a realidade do aluno tem contribuído para o desinteresse desses estudantes em permanecer no campo. Dessa forma, evidencia a necessidade de (re) pensar os processos educativos quanto às identidades dos sujeitos e as mudanças que se fazem imprescindíveis para que a escola do campo exerça de fato seu papel social. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moura, Terciana Vidal | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Janaine Zdebski da | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Carlos Adriano da Silva | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percepcao_Alunos_Escola_TCC_2019.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.