Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3819
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: A Percepção dos alunos de uma escola rural do município de Castro Alves-BA sobre a identidade camponesa
Autor(es): Amorim, Rosilda Aragão
Orientador(a): Moura, Terciana Vidal
Membro(a) da banca: Silva, Janaine Zdebski da
Membro(a) da banca: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Referência: AMORIM, Rosilda Aragão. A Percepção dos alunos de uma escola rural do município de Castro Alves-BA sobre a identidade camponesa, Amargosa-BA. 2019. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco analisar, a partir da fala e escrita dos alunos, a percepção que os mesmos têm sobre a identidade camponesa e se a escola trabalha com essas questões. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos: pesquisa qualitativa, pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Para a coleta de dados, utilizou-se o questionário e o grupo focal no intuito de compreender elementos sobre as percepções dos estudantes em relação à identidade camponesa, sendo o momento registado por gravação e filmagem para assegurar as informações obtidas. Participaram como sujeitos dessa investigação, os discentes do 9º ano matutino de uma escola rural, do município de Castro Alves-BA. Este estudo fundamenta-se nos autores que tratam da temática, tendo como principais fontes de pesquisa os autores: Arroyo (2004), Caldart (2000, 2004, 2010), Souza (2006, 2008), Leite (1999), Molina e Sá (2012), Batista (2007), Fernandes (2002), Brandão (2007), Ciampa (1987), Dubar (1997), Castell (2002), Hall (2002). A pesquisa visa contribuir para que os docentes tenham acesso a este estudo no sentido de despertar o interesse dos profissionais da educação para desenvolverem práticas pedagógicas que considere as especificidades dos sujeitos do campo, haja vista que a escola é um dos locais que perpassa por esse processo constante que é a constituição da identidade. Nesse sentido, a pesquisa promove uma ampliação do acesso a informações que possibilitem uma maior compreensão da realidade educacional local. Os resultados da pesquisa apontam que embora os estudantes reconheçam as qualidades do campo, o trabalhador rural, o trabalho exercido por esses sujeitos e se assumem como sujeitos do campo, o conjunto de carências presente no meio rural a ser destacada a falta de oportunidades, as condições de trabalho, somado a desarticulação da proposta pedagógica com as questões próprias a realidade do aluno tem contribuído para o desinteresse desses estudantes em permanecer no campo. Dessa forma, evidencia a necessidade de (re) pensar os processos educativos quanto às identidades dos sujeitos e as mudanças que se fazem imprescindíveis para que a escola do campo exerça de fato seu papel social.
Palavras-chave: Identidade camponesa
Escola
Alunos
Castro Alves, BA
Educação do Campo
Práticas de ensino
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 27-Fev-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-11T14:40:17Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3819
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Percepcao_Alunos_Escola_TCC_2019.pdf2,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.