Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3811
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Uma Análise dos aspectos culturais e identitários na obra Cinderela Surda |
metadata.dc.creator: | Brito, Antônio Maurício de Andrade |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Marins, Midian Jesus de Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Emmanuelle Félix dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Mônica Gomes da |
Référence bibliographique: | Brito, Antônio Mauricio de Andrade. Uma análise dos aspectos culturais e identitários na obra cinderela surda. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras/Libras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho pretende apresentar uma análise dos aspectos culturais e identitários da obra de Literatura Surda Cinderela Surda ( Karnopp, Hessel e Rosa, 2011). Dessa maneira, buscou-se apoio nos Estudos Surdos e nos Estudos Culturais, em autores como Strobel (2008), (2009), Karnopp (2010) Hall (2011) e Mourão (2012). Pretende-se, especificamente, analisar se os elementos identitários e formadores de cultura surda aparecem na adaptação da obra clássica de literatura infantojuvenil Cinderela para a literatura surda Cinderela Surda. Assim, verificar-se-á se os elementos formadores de cultura e identidade surda aparecem com estereótipos na obra Cinderela Surda, buscando perceber as contribuições que obras traduzidas/adaptadas trazem para a formação de uma literatura surda. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório, se trata de interpretação e compreensão dos fatos mostrados por intermédio de uma leitura específica dos artefatos formadores de cultura e identidade, presentes na obra de literatura infantojuvenil surda. Desse modo, após discussão teórica, revisão da literatura e breve descrição das obras procedeu-se às análises, a partir dos artefatos formadores de identidade e cultura surda apontados por Strobel (2009). Dessa forma, verificou-se que a obra adaptada, além de destacar a Língua de Sinais e a experiência visual é permeada por representações dos sujeitos surdos, ou seja, apresenta em sua narrativa e na sua estética, as formas de ser, de se perceber e auto narrar-se das pessoas surdas. |
Mots-clés: | Literatura surda Literatura infantojuvenil Cultura surda |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 19-avr-2017 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-09T23:49:36Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3811 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Analise_Aspectos_Culturais_TCC_2017.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.