Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Uma Análise dos aspectos culturais e identitários na obra Cinderela Surda
metadata.dc.creator: Brito, Antônio Maurício de Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Marins, Midian Jesus de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Emmanuelle Félix dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mônica Gomes da
Référence bibliographique: Brito, Antônio Mauricio de Andrade. Uma análise dos aspectos culturais e identitários na obra cinderela surda. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras/Libras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma análise dos aspectos culturais e identitários da obra de Literatura Surda Cinderela Surda ( Karnopp, Hessel e Rosa, 2011). Dessa maneira, buscou-se apoio nos Estudos Surdos e nos Estudos Culturais, em autores como Strobel (2008), (2009), Karnopp (2010) Hall (2011) e Mourão (2012). Pretende-se, especificamente, analisar se os elementos identitários e formadores de cultura surda aparecem na adaptação da obra clássica de literatura infantojuvenil Cinderela para a literatura surda Cinderela Surda. Assim, verificar-se-á se os elementos formadores de cultura e identidade surda aparecem com estereótipos na obra Cinderela Surda, buscando perceber as contribuições que obras traduzidas/adaptadas trazem para a formação de uma literatura surda. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório, se trata de interpretação e compreensão dos fatos mostrados por intermédio de uma leitura específica dos artefatos formadores de cultura e identidade, presentes na obra de literatura infantojuvenil surda. Desse modo, após discussão teórica, revisão da literatura e breve descrição das obras procedeu-se às análises, a partir dos artefatos formadores de identidade e cultura surda apontados por Strobel (2009). Dessa forma, verificou-se que a obra adaptada, além de destacar a Língua de Sinais e a experiência visual é permeada por representações dos sujeitos surdos, ou seja, apresenta em sua narrativa e na sua estética, as formas de ser, de se perceber e auto narrar-se das pessoas surdas.
Mots-clés: Literatura surda
Literatura infantojuvenil
Cultura surda
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 19-avr-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-09T23:49:36Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3811
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Letras - TCC

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