Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3811
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Antônio Maurício de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T23:49:36Z | - |
dc.date.available | 2024-10-09T23:49:36Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-19 | - |
dc.identifier.citation | Brito, Antônio Mauricio de Andrade. Uma análise dos aspectos culturais e identitários na obra cinderela surda. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras/Libras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3811 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura surda | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Cultura surda | pt_BR |
dc.title | Uma Análise dos aspectos culturais e identitários na obra Cinderela Surda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende apresentar uma análise dos aspectos culturais e identitários da obra de Literatura Surda Cinderela Surda ( Karnopp, Hessel e Rosa, 2011). Dessa maneira, buscou-se apoio nos Estudos Surdos e nos Estudos Culturais, em autores como Strobel (2008), (2009), Karnopp (2010) Hall (2011) e Mourão (2012). Pretende-se, especificamente, analisar se os elementos identitários e formadores de cultura surda aparecem na adaptação da obra clássica de literatura infantojuvenil Cinderela para a literatura surda Cinderela Surda. Assim, verificar-se-á se os elementos formadores de cultura e identidade surda aparecem com estereótipos na obra Cinderela Surda, buscando perceber as contribuições que obras traduzidas/adaptadas trazem para a formação de uma literatura surda. A pesquisa tem caráter qualitativo e exploratório, se trata de interpretação e compreensão dos fatos mostrados por intermédio de uma leitura específica dos artefatos formadores de cultura e identidade, presentes na obra de literatura infantojuvenil surda. Desse modo, após discussão teórica, revisão da literatura e breve descrição das obras procedeu-se às análises, a partir dos artefatos formadores de identidade e cultura surda apontados por Strobel (2009). Dessa forma, verificou-se que a obra adaptada, além de destacar a Língua de Sinais e a experiência visual é permeada por representações dos sujeitos surdos, ou seja, apresenta em sua narrativa e na sua estética, as formas de ser, de se perceber e auto narrar-se das pessoas surdas. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Marins, Midian Jesus de Souza | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Emmanuelle Félix dos | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Mônica Gomes da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analise_Aspectos_Culturais_TCC_2017.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.