Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3776
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Protagonismo das mulheres rurais do Pau seco e Tabulheiro da Santa |
Autor(es): | Andrade, Elane Rocha |
Orientador(a): | Givigi, Ana Cristina Nascimento |
Membro(a) da banca: | Reis, Maíra Lopes dos |
Membro(a) da banca: | Souza, Cheiria dos Santos |
Membro(a) da banca: | Santos, Maria Balbina dos |
Referência: | ANDRADE, Elane Rocha. Protagonismo das mulheres rurais do Pau Seco e Tabulheiro da Santa, Amargosa-BA. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
Resumo: | Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com grupos de mulheres agricultoras familiares assessoradas pela Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE). A pesquisa surge a partir do desejo de compreender melhor o desenvolvimento do Grupo de Mulheres em Progresso e o Grupo de Mulheres Cozinha Solidária do Tabuleiro da Santa, em Pau Seco, Mutuípe/BA e São Miguel das Matas/BA, respectivamente. O objetivo principal deste trabalho foi compreender como as escolhas políticas e produtivas das mulheres agricultoras familiares da comunidade de Tabuleiro da Santa e Pau Seco – expressas em construção de autonomia - interferem e orientam a produção na agricultura familiar em sua comunidade. Além disso, temos como objetivos específicos entender como se dão as relações de gênero na família, entender a importância da agroecologia para essas mulheres, entender a importância do trabalho das mulheres na organização produtiva local. Para atingir os objetivos construímos entre os anos de 2018 a 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter participante. Também nos utilizamos da pesquisa bibliográfica, de campo e documental. Analisamos as fontes primárias e secundárias dos projetos desenvolvidos pela. A imersão em campo se deu junto a vinte mulheres, observando e analisando as relações de gênero e trabalho e as respectivas mudanças entre as hierarquias de gênero que aconteceram após a compreensão das mulheres sobre seus direitos na organização produtiva. A agroecologia, enquanto projeto social no campo constituise em espaço educativo para o autorreconhecimento e reposicionamento de mulheres da agricultura familiar, sobretudo as negras, mais exploradas e violadas no contexto do campo. O referencial teórico se constitui por Ângela Davis (1944), Paulo Freire (1967), Laura de Biase (2010), Guzmam (2000), Gliessman (2000), Sueli Carneiro (2001). Como resultados de pesquisa podemos também afirmar que a organização política das mulheres permitiu a elas o avanço que tiveram a partir da formação e dos espaços de organização que elas compõem. |
Palavras-chave: | Educação do campo Agricultura familiar Mulher - Agricultora Gênero |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 2023 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-04T20:06:32Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3776 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Protagonismo_Mulheres_Rurais_TCC_2023.pdf | 895,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.