Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Protagonismo das mulheres rurais do Pau seco e Tabulheiro da Santa
metadata.dc.creator: Andrade, Elane Rocha
metadata.dc.contributor.advisor1: Givigi, Ana Cristina Nascimento
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Maíra Lopes dos
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Cheiria dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Maria Balbina dos
Citación : ANDRADE, Elane Rocha. Protagonismo das mulheres rurais do Pau Seco e Tabulheiro da Santa, Amargosa-BA. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com grupos de mulheres agricultoras familiares assessoradas pela Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional (FASE). A pesquisa surge a partir do desejo de compreender melhor o desenvolvimento do Grupo de Mulheres em Progresso e o Grupo de Mulheres Cozinha Solidária do Tabuleiro da Santa, em Pau Seco, Mutuípe/BA e São Miguel das Matas/BA, respectivamente. O objetivo principal deste trabalho foi compreender como as escolhas políticas e produtivas das mulheres agricultoras familiares da comunidade de Tabuleiro da Santa e Pau Seco – expressas em construção de autonomia - interferem e orientam a produção na agricultura familiar em sua comunidade. Além disso, temos como objetivos específicos entender como se dão as relações de gênero na família, entender a importância da agroecologia para essas mulheres, entender a importância do trabalho das mulheres na organização produtiva local. Para atingir os objetivos construímos entre os anos de 2018 a 2022, uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter participante. Também nos utilizamos da pesquisa bibliográfica, de campo e documental. Analisamos as fontes primárias e secundárias dos projetos desenvolvidos pela. A imersão em campo se deu junto a vinte mulheres, observando e analisando as relações de gênero e trabalho e as respectivas mudanças entre as hierarquias de gênero que aconteceram após a compreensão das mulheres sobre seus direitos na organização produtiva. A agroecologia, enquanto projeto social no campo constituise em espaço educativo para o autorreconhecimento e reposicionamento de mulheres da agricultura familiar, sobretudo as negras, mais exploradas e violadas no contexto do campo. O referencial teórico se constitui por Ângela Davis (1944), Paulo Freire (1967), Laura de Biase (2010), Guzmam (2000), Gliessman (2000), Sueli Carneiro (2001). Como resultados de pesquisa podemos também afirmar que a organização política das mulheres permitiu a elas o avanço que tiveram a partir da formação e dos espaços de organização que elas compõem.
Palabras clave : Educação do campo
Agricultura familiar
Mulher - Agricultora
Gênero
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2024-10-04T20:06:32Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3776
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