Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3775
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A Prática pedagógica em classes multisseriadas: um estudo na Escola 20 de Junho, Comunidade do Tourinho, Laje – BA |
metadata.dc.creator: | Brito, Cristiane dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Verdério, Alex |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Janaine Zdebski da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moura, Terciana Vidal |
Citation: | BRITO, Cristiane dos Santos. A prática pedagógica em classes multisseriadas: um estudo na Escola 20 de Junho, Comunidade do Tourinho, Laje – BA, Amargosa-BA. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de conclusão de curso vinculado à Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias tem como propósito apresentar reflexões sobre as práticas pedagógicas em classes multisseriadas a partir da realidade da Escola 20 de Junho localizada na Comunidade do Tourinho município de Laje – BA. Para tanto, assume-se como objetivo geral da presente pesquisa a perspectiva de compreender a concretude da Educação do Campo e das Classes Multisseriadas a partir da realidade das práticas pedagógicas desenvolvidas na atuação dos(as) professores(as) na Escola 20 de Junho. Para uma melhor apreensão metodológica, esse objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: i) Conhecer e compreender os conceitos de Educação Rural e de Educação do Campo e suas decorrências nas especificidades das turmas multisseriadas; ii) Conhecer diferentes práticas pedagógicas em atendimento as demandas de escolas do campo, focando em turmas multisseriadas a partir da experiência da Escola 20 de Junho; iii) Refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas nas turmas multisseriadas da Escola 20 de Junho na perspectivas do delineamento de indicadores que qualifiquem a atuação de professores(as) em conexão com a construção da escola do campo. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, com a utilização de questionários e entrevista. Tendo em vista os pontos principais que alicerçaram o processo de pesquisa e de elaboração, buscamos aporte nas reflexões de Arroyo, Fernandes, Caldart et al, Hage, Santos e Moura, entre outros. Podemos assim destacar uma incursão na escola do campo e na sala de aula multisseriada, verificando que elas têm muito potencial em contribuir no desenvolvimento e na formação dos sujeitos do campo, em acordo com as especificidades de tais sujeitos, para os quais, as classes multisseriadas, apesar de algumas fragilidades que necessitam ser enfrentadas com firmeza, ainda podem ter e criar uma boa configuração na sustentação de processos de ensinoaprendizado para uma boa formação e inclusão, estando pautada em práticas pedagógicas que contribuam para isso. |
Keywords: | Educação do campo Classe multisseriada Prática pedagógica |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Issue Date: | 16-Oct-2023 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-04T19:58:53Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3775 |
Appears in Collections: | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pratica_Pedagogica_Classes_TCC_2023.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.