Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3775
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Brito, Cristiane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-04T19:58:53Z | - |
dc.date.available | 2024-10-04T19:58:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Cristiane dos Santos. A prática pedagógica em classes multisseriadas: um estudo na Escola 20 de Junho, Comunidade do Tourinho, Laje – BA, Amargosa-BA. 2023. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3775 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Classe multisseriada | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A Prática pedagógica em classes multisseriadas: um estudo na Escola 20 de Junho, Comunidade do Tourinho, Laje – BA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso vinculado à Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias tem como propósito apresentar reflexões sobre as práticas pedagógicas em classes multisseriadas a partir da realidade da Escola 20 de Junho localizada na Comunidade do Tourinho município de Laje – BA. Para tanto, assume-se como objetivo geral da presente pesquisa a perspectiva de compreender a concretude da Educação do Campo e das Classes Multisseriadas a partir da realidade das práticas pedagógicas desenvolvidas na atuação dos(as) professores(as) na Escola 20 de Junho. Para uma melhor apreensão metodológica, esse objetivo geral foi desdobrado nos seguintes objetivos específicos: i) Conhecer e compreender os conceitos de Educação Rural e de Educação do Campo e suas decorrências nas especificidades das turmas multisseriadas; ii) Conhecer diferentes práticas pedagógicas em atendimento as demandas de escolas do campo, focando em turmas multisseriadas a partir da experiência da Escola 20 de Junho; iii) Refletir sobre as práticas pedagógicas realizadas nas turmas multisseriadas da Escola 20 de Junho na perspectivas do delineamento de indicadores que qualifiquem a atuação de professores(as) em conexão com a construção da escola do campo. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, tendo como procedimento metodológico a entrevista semi-estruturada, com a utilização de questionários e entrevista. Tendo em vista os pontos principais que alicerçaram o processo de pesquisa e de elaboração, buscamos aporte nas reflexões de Arroyo, Fernandes, Caldart et al, Hage, Santos e Moura, entre outros. Podemos assim destacar uma incursão na escola do campo e na sala de aula multisseriada, verificando que elas têm muito potencial em contribuir no desenvolvimento e na formação dos sujeitos do campo, em acordo com as especificidades de tais sujeitos, para os quais, as classes multisseriadas, apesar de algumas fragilidades que necessitam ser enfrentadas com firmeza, ainda podem ter e criar uma boa configuração na sustentação de processos de ensinoaprendizado para uma boa formação e inclusão, estando pautada em práticas pedagógicas que contribuam para isso. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Verdério, Alex | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Janaine Zdebski da | - |
dc.contributor.referee2 | Moura, Terciana Vidal | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CFP - Centro de Formação de Professores | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pratica_Pedagogica_Classes_TCC_2023.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.