Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3769
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Estudo do ensino de literatura infantojuvenil em livro didático do 6º ano do EF
Autor(es): Lopes, Sara dos Santos
Orientador(a): Silva, Mônica Gomes da
Membro(a) da banca: Rosa, Débora Souza da
Membro(a) da banca: Paradiso, Silvio Ruiz
Referência: LOPES, Sara dos Santos. Estudo do ensino de literatura infantojuvenil em livro didático do 6º ano do EF 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a primeira unidade do livro didático Português Linguagens do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais de Willian Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães (2015). Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizaramse, principalmente, os estudos dos seguintes autores: Cademartori (2010), Costa (2018), Lajolo e Zilberman (1988), Leonhardt e Mello (1993), Propp (2017), Santos (2011), Solé (1998) e Zilberman (2005). Para a análise proposta, foram consultados, também, os documentos oficiais acerca do ensino de língua e literatura: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais (1998), as Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2013) e o Plano Nacional do Livro Didático 2017. O principal procedimento metodológico adotado foi o de revisão bibliográfica. Discute-se a contribuição dos contos de fadas e dos contos maravilhosos no percurso de desenvolvimento da literatura infantojuvenil brasileira e a relação desta com o ensino de leitura. Após a reflexão sobre as políticas curriculares, realiza-se a análise da primeira unidade do livro Português Linguagens e sua proposta para o ensino de literatura a partir do uso dos contos de fadas e dos contos maravilhosos.
Palavras-chave: Livro didático - Português
Ensino fundamental - 6° ano
Literatura infantojuvenil
Leitura
Contos de fadas - Literatura
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 24-Jul-2019
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2024-10-03T19:30:16Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3769
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Letras - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo_Ensino_Literatura_TCC_2019.pdf2,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Estudo_Ensino_Literatura_TCC_2019_Resumo_Libras.mp46,85 MBMP4Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.