Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3769
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Estudo do ensino de literatura infantojuvenil em livro didático do 6º ano do EF |
metadata.dc.creator: | Lopes, Sara dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Silva, Mônica Gomes da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rosa, Débora Souza da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Paradiso, Silvio Ruiz |
Citación : | LOPES, Sara dos Santos. Estudo do ensino de literatura infantojuvenil em livro didático do 6º ano do EF 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa/Libras/Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2019. |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a primeira unidade do livro didático Português Linguagens do 6º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais de Willian Roberto Cereja e Thereza Anália Cochar Magalhães (2015). Para o desenvolvimento desta pesquisa, utilizaramse, principalmente, os estudos dos seguintes autores: Cademartori (2010), Costa (2018), Lajolo e Zilberman (1988), Leonhardt e Mello (1993), Propp (2017), Santos (2011), Solé (1998) e Zilberman (2005). Para a análise proposta, foram consultados, também, os documentos oficiais acerca do ensino de língua e literatura: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental - Anos Finais (1998), as Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (2013) e o Plano Nacional do Livro Didático 2017. O principal procedimento metodológico adotado foi o de revisão bibliográfica. Discute-se a contribuição dos contos de fadas e dos contos maravilhosos no percurso de desenvolvimento da literatura infantojuvenil brasileira e a relação desta com o ensino de leitura. Após a reflexão sobre as políticas curriculares, realiza-se a análise da primeira unidade do livro Português Linguagens e sua proposta para o ensino de literatura a partir do uso dos contos de fadas e dos contos maravilhosos. |
Palabras clave : | Livro didático - Português Ensino fundamental - 6° ano Literatura infantojuvenil Leitura Contos de fadas - Literatura |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Fecha de publicación : | 24-jul-2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-10-03T19:30:16Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3769 |
Aparece en las colecciones: | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estudo_Ensino_Literatura_TCC_2019.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Estudo_Ensino_Literatura_TCC_2019_Resumo_Libras.mp4 | 6,85 MB | MP4 | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.