Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3762
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Dificuldades e avanços no processo de aquisição da escrita de alunos da educação de jovens e adultos |
Autor(es): | Feitosa, Gleiciane de Souza |
Orientador(a): | Santos, Fernanda Maria Almeida dos |
Membro(a) da banca: | Costa, Geisa Borges da |
Membro(a) da banca: | Andrade, Maria Eurácia Barreto de |
Referência: | FEITOSA, Gleiciane de Souza. Dificuldades e avanços no processo de aquisição da escrita de alunos da educação de jovens e adultos, Amargosa-BA. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
Resumo: | A presente monografia expõe uma discussão sobre as dificuldades e avanços no processo de aquisição da escrita de alunos da educação de jovens e adultos, através de análises de produções textuais escritas por estudantes do eixo V – 7º e 8º ano, Tempo Formativo III, de uma escola da rede pública estadual de Amargosa-BA. Objetiva-se, com este trabalho, investigar as dificuldades e avanços ocorrentes no processo de aprendizagem da escrita de estudantes da EJA durante etapas de alfabetização e letramento. Para isso, utiliza-se uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada em uma análise explicativa e documental. Como fundamentações teóricas, utilizaram-se os trabalhos de Emília Ferreiro (2001; 1986), Buzen (2010), Kleiman (2008), Mendonça (2007), Mortatti (2017), Santos (2014), Tfouni (2006), entre outros, os quais serviram de base para a análise do processo de escrita dos sujeitos em questão. Além do mais, a realização da pesquisa embasou-se na análise de atividades de alfabetização e letramento desenvolvidas no campo de trabalho, no período de agosto a dezembro de 2017. A análise dos dados levou em consideração alguns aspectos relacionados às práticas de alfabetização e letramento, tais como representação geral do texto, conteúdos temáticos, planificação e textualização. Expõe-se, através das análises realizadas, que há sujeitos com perfis diferentes, embora todos tenham dificuldades com a escrita. As diferenças entre os sujeitos estão, certamente, relacionadas às distintas práticas de letramento nas quais eles estão inseridos, uma vez que o letramento não ocorre apenas em sala de aula, mas é um fenômeno que diz respeito às práticas de uso social da leitura e da escrita. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Escrita Alfabetização Letramento |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Data do documento: | 3-Abr-2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2024-10-01T22:52:16Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3762 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CFP - Licenciatura em Letras - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dificuldades_Avancos_Processo_TCC_2018.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.