Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Letras - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFeitosa, Gleiciane de Souza-
dc.date.accessioned2024-10-01T22:52:16Z-
dc.date.available2024-10-01T22:52:16Z-
dc.date.issued2018-04-03-
dc.identifier.citationFEITOSA, Gleiciane de Souza. Dificuldades e avanços no processo de aquisição da escrita de alunos da educação de jovens e adultos, Amargosa-BA. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3762-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titleDificuldades e avanços no processo de aquisição da escrita de alunos da educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente monografia expõe uma discussão sobre as dificuldades e avanços no processo de aquisição da escrita de alunos da educação de jovens e adultos, através de análises de produções textuais escritas por estudantes do eixo V – 7º e 8º ano, Tempo Formativo III, de uma escola da rede pública estadual de Amargosa-BA. Objetiva-se, com este trabalho, investigar as dificuldades e avanços ocorrentes no processo de aprendizagem da escrita de estudantes da EJA durante etapas de alfabetização e letramento. Para isso, utiliza-se uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada em uma análise explicativa e documental. Como fundamentações teóricas, utilizaram-se os trabalhos de Emília Ferreiro (2001; 1986), Buzen (2010), Kleiman (2008), Mendonça (2007), Mortatti (2017), Santos (2014), Tfouni (2006), entre outros, os quais serviram de base para a análise do processo de escrita dos sujeitos em questão. Além do mais, a realização da pesquisa embasou-se na análise de atividades de alfabetização e letramento desenvolvidas no campo de trabalho, no período de agosto a dezembro de 2017. A análise dos dados levou em consideração alguns aspectos relacionados às práticas de alfabetização e letramento, tais como representação geral do texto, conteúdos temáticos, planificação e textualização. Expõe-se, através das análises realizadas, que há sujeitos com perfis diferentes, embora todos tenham dificuldades com a escrita. As diferenças entre os sujeitos estão, certamente, relacionadas às distintas práticas de letramento nas quais eles estão inseridos, uma vez que o letramento não ocorre apenas em sala de aula, mas é um fenômeno que diz respeito às práticas de uso social da leitura e da escrita.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Fernanda Maria Almeida dos-
dc.contributor.referee1Costa, Geisa Borges da-
dc.contributor.referee2Andrade, Maria Eurácia Barreto de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
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