Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3725
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Epistemicídio e afrocentricidade no curso de pedagogia – CFP/UFRB: reflexões e proposições |
metadata.dc.creator: | Gomes, Jean dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Carlos Adriano da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Moreira, Anália de Jesus |
metadata.dc.contributor.referee2: | Bonfim, Edcarlos Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee3: | Almeida, Gabriel Swahili Sales de |
Référence bibliographique: | GOMES, Jean dos Santos. Epistemicídio e afrocentricidade no curso de pedagogia – CFP/UFRB: reflexões e proposições. 2018. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) é fruto das inquietações, anseios e trajetórias enquanto intelectual negro, subversivo e inconformado. A produção tem o objetivo de analisar as dimensões da ausência/silenciamento da produção epistemológica afrocentrada no curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores – CFP/UFRB, em Amargosa BA. Para tanto, a metodologia utilizada concerne com uma aproximação das vivências, considerando elementos de uma epistemologia afrocentrada ou que dialogue - Asante (2009) Mazama (2009) Fanon (2008) Nascimento (2009) Junior (2016) - estruturada por uma abordagem de pesquisa qualitativa, revisão de literatura e análise documental. O recorte teórico está orientado pela discussão sobre epistemicídio fundamentado nas produções de Santos (2010; 2007) e Carneiro (2005), também apontamos os impactos das Universidades Ocidentalizadas - Grosfoguel (2016) - e seus efeitos para o sepultamento e silenciamento das produções que não fazem parte do cânone eurocêntrico. Destarte, a reflexão assinala e propõe a importância do compromisso com a verdade histórica sobre um povo. E, dessa forma, reconheça na educação um dos campos imprescindíveis para ampliar o potencial e capacidade para o combate necessário ao racismo. |
Mots-clés: | Educação Racismo Epistemicidio Afrocentricidade Educação - Aspectos sociais Cultura afro-brasileira |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2024-09-29T14:32:47Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3725 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Epistemicidio_Afrocentricidade_Curso_TCC_2018.pdf | 882,02 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.